Trabalhar as musculaturas profundas e superficiais: este é o grande benefício do TRX. Além disso, o aparelho usado nas aulas é portátil e cabe numa bolsa.
VÍDEO: gyrotonic ajuda a fortalecer a musculatura mais profunda do corpo
Na realidade, a modalidade nada mais é do que um par de fitas suspensas que permitem ao aluno executar os mais diversos exercícios.
Assista ao vídeo:
- O benefício é a instabilidade que as fitas proporcionam trabalhando o corpo inteiro. Outro diferencial, é que a carga do exercício quem faz é o próprio aluno, mudando, apenas, a angulação- revela Mariana May, educadora física.
VÍDEO: conheça o ballet fit, modalidade que mistura dança com exercícios funcionais
A modalidade foi desenvolvida por um ex-comandante do grupo de elite da Marinha norte-americana, Navy SEALs. Randy Hetrick criou o TRX enquanto estava à frente de uma equipe e passava dias em navios e submarinos. Sem ter como se exercitar, ele pegou a faixa do judô e começou a desenvolver a técnica, que hoje, tem aulas exclusivas ou exercícios pontuais dentro das aulas de treinamento funcional.
Depoimento
"Foram 30 minutos extremamente desgastantes para as minhas pernas. A ausência de pesos pode gerar a falsa impressão de algo muito fácil. Engano: os exercícios, principalmente direcionados para a parte posterior da coxa, são bem puxados. Como disse a professora Mariana May, cada um faz sua carga. Para mim, o melhor do exercício é que ele é portátil. Basta carregar na bolsa e usá-lo (em locais seguros!) em qualquer lugar!"
Ficha técnica
Atividade:TRX
Duração:31 minutos
Calorias gastas: 142 kcal
Partes do corpo mais trabalhadas: posterior de coxa e abdômen
Nível de cansaço: moderado