Se para você força e suavidade não são sinônimos, é porque ainda não conheceu o pole dance. A atividade criada nos anos 20 reúne perfeitamente essas duas qualidades. É preciso muita força para realizar as acrobacias, mas muita suavidade para dar graça à dança.
VÍDEO: dança aérea mistura arte e força
No Brasil, a modalidade explodiu em meados de 2007, quando a atriz Flávia Alessandra deu vida a uma dançarina de pole dance na novela Duas Caras. Quem levou a dança a academias e estúdios foi a pernambucana Alexandra Valença.
Assista ao vídeo:
Desde então, a atividade é oferecida tanto para quem deseja se exercitar quanto para quem procura desenvolver a sensualidade.
- No início, a maioria queria mais pela sensualidade e pela arte da dança acrobática. Agora, estão buscando mais como atividade física - garante a professora Lidiane Sciascia.
Em uma hora de aula, são feitos aquecimentos, exercícios de pole dance e abdominais, já que os exercícios exigem muito do core. O resultado é uma musculatura muito mais tonificada e, de brinde, um up na autoestima.
VÍDEO: gyrotonic ajuda a fortalecer a musculatura mais profunda do corpo
E quem pensa que o pole dance é uma atividade exclusiva para mulheres, pode esquecer!
Na escola de Lidiane, os homens têm vez. Um professor dá aulas para um público ainda tímido.
VÍDEO: TRX, o exercício que cabe na bolsa
Depoimento
"Ser leve e delicada. Esse foi o meu grande desafio no pole dance. A atividade exige muita força nos braços e nas pernas. Tem uma posição em que nos seguramos no poste somente com a força das pernas. Foi bem difícil. Meus primeiros movimentos foram bem duros, sem graça. Mas a professora afirma que, com a prática, ganhamos flexibilidade e suavidade".
Ficha técnica
Atividade:pole dance
Duração:30 minutos
Calorias gastas: 168 kcal
Partes do corpo mais trabalhadas: braços e abdômen
Nível de cansaço: moderado