Esqueça o tutu e vá preparada para agachar, pular e, sim, suar muito!
Assim é uma aula de ballet fit, modalidade criada na Califórnia e que virou sucesso no Brasil com as aulas da bailarina e educadora física Betina Dantas. A aula mistura pliés e grand pliés com agachamentos, abdominais e exercícios para os braços e peito.
Assista ao vídeo:
Quatro caminhos para inserir a atividade física na rotina
O resultado? Tônus e definição muscular, flexibilidade e uma postura impecável.
- A diferença é imediata na musculatura. O abdômen fica definido - garante Denise Dias, aluna de uma escola de dança da Capital.
Denise frequenta as aulas há dois anos, desde que a modalidade foi trazida para Porto Alegre, e viu na prática uma maneira de se exercitar.
Conheça a calistenia, modalidade que usa o corpo como academia
- Fiz ballet a vida toda e depois fiquei 20 anos parada. Tem aquela ideia de que quem faz ballet não faz musculação, não se adapta a puxar a ferro e o ballet fit une o funcional com o ballet - diz.
Claudia Gianuca, que pratica ballet fitness há 11 meses, também viu na modalidade uma forma de manter a forma sem precisar passar horas puxando ferro.
- Eu fazia ballet na infância e estava faltando muito na academia e achei algo mais a minha cara - explica.
Conheça os erros mais comuns que atrapalham o desempenho na musculação
Assim como Denise, ela notou uma mudança na postura no alongamento, além de coxas e bumbum mais durinhos.
A modalidade é puxada e trabalha, assim como no ballet clássico, o corpo como um todo, mas pode-se dizer que os membros inferiores são os mais requisitados. Ao som de música clássica e dos gritos de "perna dura", "bumbum pra cima", "bumbum na nuca", acompanhamos 30 minutos de uma aula. Veja como funciona e quantas calorias são gastas no período:
Depoimento:
"Para uma mulher de 29 anos que nunca havia colocado uma sapatilha de ballet no pé, acho que me sai bem. Como coordenação não é meu forte, passei por alguns maus momentos. Já havia escutado comentários de que a aula era bem puxada. Sou obrigada a concordar. O que eu mais gostei é da mistura dos exercícios de perna com aquele desafio de manter a postura sempre ereta. Quem tem afinidade com a dança- ou mesmo quem, assim como eu, não tem nenhuma - vai adorar!".
Ficha técnica
Atividade:ballet fit
Duração:31 minutos
Calorias gastas: 192 kcal
Partes do corpo mais trabalhadas: core e pernas
Nível de cansaço: moderado