O sabor intenso do bacalhau pede vinhos muito específicos. Fernando Quimbay, da Vinhos do Mundo (fone: 51 3012-8090), sugere uma harmonização com dois vinhos das regiões que mais consomem receitas com o peixe: Espanha e Portugal.
O bacalhau é um tipo de peixe que combina muito bem com vinhos tintos leves ou de média estrutura que tiveram breve estágio por barrica de carvalho. Em Portugal e na Espanha, onde são inúmeros os pratos preparados com bacalhau, se preferem tintos jovens que acompanham o sabor intenso da carne, o toque salgado e os diversos ingredientes que são utilizados dependendo da receita - como azeite de oliva, azeitonas, pimentão e nata entre outros. É possível também escolher um vinho branco para acompanhar o bacalhau se o molho ou os temperos não são muito fortes, por exemplo, no caso do bacalhau grelhado. Uma ótima escolha é um branco floral e cítrico com acidez equilibrada.
MONTE DAS SERVAS ESCOLHA
R$ 50
Este vinho português da vinícola Herdade das Servas, da região do Alentejo, é uma combinação de Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. De estrutura média, apresenta taninos delicados e abundante fruta que irão respeitar o sabor intenso do peixe, sem ficar em um segundo plano, mesmo se o bacalhau for bem temperado.
CARRAMIMBRE VERDEJO
R$ 54
O Carramimbre Verdejo, da vinícola espanhola Bodegas Pingón, é intenso e fresco no aroma, com um delicado toque mineral e acidez refinada que compensa a untuosidade e a sensação salgada do peixe. Rueda é o berço dos melhores Verdejos da Espanha e é presença garantida ao lado do bacalhau.