A ideia natural de harmonização para os hambúrgueres certamente é com cerveja. Mas não é preciso optar pelo óbvio. Com a oferta cada vez maior de cervejas gourmets, vale seguir as dicas do biersommelier, Luciano Castro, do site www.omestrecervejeiro.com.br.
O hambúrguer tem uma versatilidade que pode transformá-lo de um sanduíche simples a um prato gourmet. Da mesma forma, a cerveja também esbanja múltiplas possibilidades de aromas e sabores para a gastronomia. O pão aliado à carne grelhada e à refrescância dos condimentos é um desafio para harmonizar com um amargor assertivo e os doces maltados de uma cerveja.
COLORADO INDICA
Preço: R$ 13
Experimente a combinação de um hambúrguer clássico com a cerveja Colorado
Indica, de Ribeirão Preto. O estilo Índia Pale Ale da cerveja possui uma graduação alcoólica mais alta, 7% ABV, e um amargor interessante pela adição de uma maior quantidade de lúpulo. O amargor contrapõe ao sabor do pão e ao da carne, reabilitando o paladar para uma nova mordida. O ingrediente inusitado desta cerveja é a adição de rapadura, que não aparece com evidência, mas adiciona complexidade para uma experiência gastronômica.
ST. BERNARDUS PATER 6
Preço: R$ 18
Para ir fundo em uma experiência com cerveja e hambúrguer, ouse na combinação de uma cerveja de Abadia, a cerveja dos monges, como a St. Bernardus Pater 6. Uma cerveja castanha escura que proporcionará intrigantes sabores. O seu estilo Belgian Dubbel, com 6,7% de teor alcoólico, tem uma diversidade de sabores maltados combinados com notas complexas frutadas características das cervejas belgas refermentadas na garrafa. Sua alta carbonatação auxilia na refrescância e disposição para novos goles acompanhados pelo hambúrguer.