Os brasileiros terão mais acesso a assistência odontológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, liberou R$ 3,8 milhões para reforçar o serviço por meio da compra de equipamentos odontológicos destinados ao trabalho das equipes de saúde bucal que foram implantadas este ano. Serão beneficiados 180 municípios em 22 Estados. No Rio Grande do Sul, foram contempladas as cidades de Boa Vista das Missões, no norte gaúcho, Cerro Grande do Sul, no sul do Estado, Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, e Santa Rosa, no Noroeste.
O coordenador de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, afirma que a liberação de recursos faz parte do compromisso assumido pelo governo federal de apoiar a implantação de novas equipes de saúde bucal na estratégia Saúde da Família. A portaria autorizando o repasse foi publicada esta semana no Diário Oficial da União. Os recursos deverão estar disponíveis até o início de 2012.
O valor destinado a cada município é proporcional ao número de novas equipes de saúde bucal formadas e pode ser usado na compra da cadeira odontológica. Caso o município já tenha adquirido o equipamento com recursos próprios, o valor poderá ser utilizado para aquisição de outros aparelhos ou instrumentais odontológicos, de acordo com a necessidade do atendimento.
As equipes de saúde bucal, integrantes da estratégia Saúde da Família, fazem, além do atendimento clínico, como limpeza dos dentes e tratamentos de cáries, um trabalho de prevenção e de classificação de risco dos pacientes.
Brasil sorridente
Assistência odontológica pelo SUS é reforçada em quatro cidades gaúchas
Ministério da Saúde vai investir R$ 3,8 milhões para compra de equipamentos utilizados pelas equipes de saúde bucal 22 Estados
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: