Compartilhar
Tão esperadas pelas crianças, as férias escolares coincidem com a chegada do verão, estação em que os cuidados com a saúde dos pequenos devem ser redobrados.
Para curtir o merecido descanso em família sem colocar em risco a saúde das crianças, os pais devem estar atentos à prevenção de algumas doenças infecto-contagiosas, como a hepatite A e a doença pneumocócica - que engloba um grupo de enfermidades causadas por uma bactéria chamada pneumococo, incluindo doenças invasivas como a meningite, pneumonia e ainda otite e sinusite.
De acordo com Rosana Richtmann, médica infectologista diretora da Sociedade Paulista de Infectologia, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e presidente da CCIH do Hospital e Maternidade Santa Joana e Pró-Matre Paulista, durante a estação mais quente do ano aumenta a preocupação com as doenças infecto-contagiosas, que podem ter sua transmissão facilitada com a aglomeração de crianças em acampamentos, cinema ou mesmo nas refrescantes piscinas.
- A hepatite A está muito relacionada a águas contaminadas, enquanto a doença pneumocócica é facilmente propagada em ambientes cheios e pouco ventilados - afirma a especialista.
A melhor maneira de manter as crianças protegidas é estar em dia com o calendário de vacinação.
- É sempre recomendado a imunização contra hepatite A, doença pneumocócica, catapora (varicela), rotavírus e coqueluche. Desta forma os pequenos estarão aptos para curtir o momento de folga, cercados pelos amigos e com saúde para brincar - afirma Rosana.
Notícia
Vacinação em dia garante férias mais seguras para os pequenos
Pais devem estar atentos à prevenção de algumas doenças infecto-contagiosas, especialmente na piscina
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: