Inimigo comum e antigo, os vermes podem estar por toda a parte. Desde a areia onde o seu filho brinca, na pracinha ou na praia, até em uma salada mal lavada. Esses parasitas precisam de umidade e calor para se proliferarem, portanto, o verão é uma das épocas mais críticas de contaminação. Conforme o infectologista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alessandro Pasqualotto, são as condições de higiene tanto dos locais frequentados quanto dos hábitos pessoais que vão determinar a contaminação:
- Mais de um terço das pessoas terá, pelo menos, um tipo de verme. Nem sempre se desconfia do problema, pois grande parte dos casos são assintomáticos.
Mesmo promovendo um ataque sorrateiro e sem grandes sinais no organismo, a prevenção contra os vermes merece atenção. Eles podem causar danos à saúde, por vezes, fatais. A preocupação deve ser redobrada com os pequenos. São eles que estão sempre em contato com o chão e colocam as mãos na boca dezenas de vezes ao dia.
- As crianças em fase escolar ajudam na propagação da verminose e na disseminação dos ovos, com suas fezes. Mesmo nas escolas particulares, onde as noções de higiene e as condições da maioria dos alunos em termos de moradia e saneamento básico são melhores, também há riscos - explica o médico Moisés Eli Magrisso.
Outra zona de atenção deve ser a praia. Os balneários aumentam a população em época de veraneio e, geralmente, o saneamento básico fica comprometido. Esgotos a céu aberto podem contaminar o mar e areia ao redor. Magrisso recomenda, portanto, que os veranistas tomem vermífugos ao final da temporada. O médico explica que algumas pessoas acreditam que a reincidência da verminose em áreas endêmicas é causada pelo uso indiscriminado de remédios contra vermes, mas que a crença é inverídica.
- Esses medicamentos não fazem mal. O que é altamente prejudicial e perigoso é a verminose. Se todos tomarem vermifugos pelo menos 2 vezes por ano, pode ter certeza, as hospitalizações no Brasil diminuiriam em pelo menos 20%, pois doenças causadas pelos vermes diminuem as defesas do organismo, dando chance também a outras doenças oportunistas.
SAIBA MAIS
O QUE É VERMINOSE?
É uma doença provocada por parasitas que vivem no interior do corpo de animais e de seres humanos, alimentando-se de nutrientes como vitaminas, proteínas, gorduras, glicose e sais minerais que poderão causar carências nutricionais no hospedeiro. É observada nas crianças e nos adultos, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural quanto nas cidades.
OS TIPOS MAIS FREQUENTES
ÁSCARIS LUMBRICÓIDES - Conhecidas como lumbrigas , são capazes de se enrolar no organismo, obstruindo o intestino e causando dor e desconforto abdominal. Além disso, se atravessarem o pulmão, podem provocar irritações nos brônquios, traumatismos e hemorragias.
OXIÚRIOS - A contaminação pode ocorrer pela poeira e alimentos contaminados. O oxiúrios localiza-se no intestino e região anal, causando irritação local e coceira. Alguns casos podem apresentar espasmos abdominais, náuseas e sangue nas fezes.
LARVA MIGRANS - É uma infecção, localizada na pele popularmente conhecida como bicho geográfico ou bicho do pé. O principal veículo transmissor são as fezes de animais como gato e cachorro.
GIARDÍASE e AMEBAS - Geralmente não apresenta sintomas, mas pode se manifestar por diarréia, cólica, distensão abdominal, anemia, perda de peso e diminuição do apetite.
ANCILÓSTOMA - Por atingir órgãos como o fígado e a vesícula, costumam causar icterícia (amarelão), além de perda de peso, desnutrição, anemia, fraqueza e perda de apetite.
TRICHIURUS - É um verme muito freqüente em crianças na fase escolar. Pode ser completamente assintomática, mas também podem ocasionar casos graves de hemorragias internas e anemias.
PREVENÇÃO
A prevenção é a mesma para quase todos os tipos de vermes comuns em nosso meio. Confira algumas dicas:
- Beba somente água filtrada ou fervida.
- Lave cuidadosamente as frutas e verduras e cozinhe bem os alimentos.
- Não coma carne mal passada, principalmente, de porco.
- Evite andar de pés descalços.
- Limpe bem as mãos com água e sabão antes das refeições e depois de usar o vaso sanitário.
- Conserve as unhas, principalmente as das crianças, sempre bem cortadas e limpas.
- Mantenha as instalações sanitárias em boas condições de higiene.
- Tome vermífugos pelo menos de seis em seis meses, mesmo com exames de fezes negativos em qualquer número de amostras. Os exames de fezes só aparecem positivos em menos de 30% dos casos em pessoas infectadas.
TRATAMENTO
- Medicamentos à base de Albendazol, Mebendazol e Thiabendazol eliminam os vermes mais comuns em nosso meio.
- As dosagens são as mesmas para adultos e crianças.
- Apenas gestantes têm o tratamento contra-indicado.
- Protozoários, como amebas e giardias, podem precisar de medicamentos mais específicos.
Fonte: Moisés Eli Magrisso, clínico geral e médico do trabalho, e Alessandro Pasqualotto, infectologista.