Talvez você nem saiba, mas existe um evento dedicado à problematização dos emojis. Isso mesmo! Uma espécie de simpósio que reúne pensadores e especialistas da área de comunicação digital de diversos países para debater o futuro desses símbolos, cada vez mais presentes em nossas vidas.
O Emojicon acontece no próximo dia 14, em Nova York, e irá mobilizar toda a "emojination", nome dado à comunidade desenvolvida para democratizar a aprovação de emojis, feita anualmente pelo comitê da Unicode, responsável pela padronização dos símbolos. .
Mais curioso que próprio evento é a campanha #emojidelmate que promete movimentar o Emojicon. Argentinos uniram forças e devem participar do simpósio na defesa da criação do emoji de mate.
A hashtag tem ganhado destaque no Twitter e convida os hermanos a comparecerem no congresso devidamente munidos de sua térmica e de sua cuia. Tudo para que, na próxima lista de emojis anunciada pelo Unicode, esteja a figura de um mate (ou chimarrão, se você preferir).
Um dos principais argumentos para a inclusão da figura da bebida é que usuários latino-americanos ainda não se sentem representados pelos emojis atuais.
Entre os tópicos previstos para serem debatidos no congresso estão a intersecção entre política, globalização e comunicação digital, além da proposta de criação ou remoção de emojis que vão de rostos, comidas, animais até ícones que representam emoções, sentimentos ou atividades.