Aos poucos, o Facebook vai tomando medidas para prevenir o usuário após o escândalo de liberação de dados para a Cambridge Analytica. Nesta segunda-feira (9), a rede social começou a notificar os usuários sobre a liberação (ou não) das informações dos perfis para a empresa britânica. A estimativa é de que 440 mil contas brasileiras tenham sido afetadas.
As pessoas que tiveram os dados repassados receberão um aviso no topo do feed com o título "Protegendo suas informações". O texto detalha se o internauta ou um de seus amigos utilizou o aplicativo "This is Your Digital Life", que é o responsável pela captação e encaminhamento das informações de forma indevida.
Mesmo que o usuário não tenha sido prejudicado, um aviso com o mesmo título surgirá na rede social, mas pedindo que ele remova os aplicativos que já estão interligados ao próprio Facebook.
Segundo a investigação, o app "This is Your Digital Life" estava integrado a diversos testes do Facebook como o "Com quem você se parece na série X" ou "Como seria a sua aparência com o gênero oposto".
Em todo o mundo, o Facebook acredita que 87 milhões de usuários tiveram seus dados repassados para a Cambridge Analytica.