A fórmula das arquitetas Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira para esta casa em um condomínio na praia tem o equilíbrio desejado para imóveis com uso esporádico.
Ao mesmo tempo em que é prática na escolha dos revestimentos e dos móveis, atende a quesitos estéticos de uma morada permanente.
Na área social integrada, a junção de sala, cozinha, área gourmet e pátio organiza e otimiza a rotina do casal com dois filhos casados em dias de lotação máxima.
Logo na entrada, a distribuição dos móveis soltos está organizada em uma parede lateral, deixando o centro do recanto livre. Sob medida, o móvel da TV é um mix de melamina branca da linha Trama, da Duratex, e amadeirada padrão Carvalho Hanover.
Como complemento que traduz parte do conceito do espaço, prateleiras com ferro pintado de preto levam o efeito vazado ao móvel.
Com 3m20cm de extensão, um painel com o mesmo material branco da estante tem um rasgo com espelho na sua parte central e negativos com fitas de LEDs – e garante que parte do ambiente seja duplicado, criando um efeito de profundidade.
Poucos pontos foram mexidos na cozinha, para o novo posicionamento de eletrodomésticos, como o fogão na nova ilha, com tampo de pedra sintética Vulcana. Quando visto por quem está na sala, o balcão também conta com mesa para três cadeiras Louis Ghost, de Philippe Starck, as mesmas usadas na mesa de jantar modelo Tulipa, de Eeron Saarinen.
Um pátio com mais potencial de uso
A área onde hoje está o espaço gourmet com churrasqueira era uma fração do pátio – também reciclado.
– Como o fechamento é com sistema de vidros que recolhem totalmente quando abertos, fica ótimo o uso conjugado da casa com a área externa – conta Joana.
Assim como em toda a parte social da casa, o piso é o modelo Bronze Armani, com placas de 60cm x 120cm, e as paredes estão coloridas pela tinta código Ovelha, da Suvinil.
Junto e misturado
O painel de 3m20cm duplica o visual, disfarçando o formato estreito da casa. Para não criar problemas de circulação, na sala móveis como sofá, mesinhas laterais e poltrona (todos da loja Contemporânea) foram colocados lado a lado e deixam o centro do recanto livre. Nos móveis sob medida, as arquitetas também pensaram em estruturas vazadas, como nas prateleiras de ferro e melamina padrão Carvalho Hanover sobre a ilha da cozinha, que não bloqueiam a visão. Os quadros são da Urban Arts, e a arandela em cobre polido com três pontos de luz, da Vértice.
Ton sur ton
A cozinha tem tons neutros em todos os ângulos: os azulejos da linha Liverpool em padrão Argento, a melamina da linha Trama, cor Gianduia, e a pedra sintética Vulcana com o código Brown Regolare. Abaixo, a área gourmet ganhou uma parede verde artificial.
Prático o ano todo
O antigo gramado, que exigiria manutenção mesmo em períodos da casa fechada, foi substituído por um piso da Portobello, padrão Araucária, com placas de 20cm x 120cm _ o mesmo material usado nos muros. Para não criar um resultado árido, o décor tem floreira com caizukas e almofadas da Leffa Estofados com temática floral.