Escolher um roupeiro parece uma tarefa simples, não é mesmo? Mas você já pensou na infinidade de detalhes e opções que existe em torno desta decisão? Tamanho, material, portas, cor, espelho, divisões internas, puxadores, entre outros. É necessário ficar atento, pois o móvel precisa atender suas necessidades e se adequar ao espaço disponível.
De acordo com a gerente comercial da RedLar – loja de móveis e ambientes planejados – de Sapucaia do Sul, Nice Scheffer, tratando-se de formato, o modulado é o mais procurado, pois proporciona a facilidade de compor o espaço, adaptando o móvel em um determinado local. Os roupeiros “tradicionais” têm um valor agregado mais acessível, porém, não se consegue fazer esse tipo de otimização. Nice completa que o material mais utilizado é o MDP (Medium Density Fiberboard), que é mais resistente as trações de peso, recebendo a função de assegurar as roupas nos cabideiros.
A gerente explica que o cliente está cada vez mais informado e, ao procurar o produto na loja, já possui dados e fotos de referências da internet. Sobre cores, as neutras são as preferidas. Falando em tamanho do ambiente, as portas de correr, com acabamento metálico, também são bem procuradas, pois otimizam o espaço, deixando a circulação livre. As portas de correr podem também se tornar parte da decoração, com espelhos na parte frontal, o que passa a sensação de amplitude no local.
Divisões internas
Uma das soluções mais práticas para a parte interna do roupeiro são os cabideiros, que servem para colocar vários tipos de roupa. Mas se o dormitório não tiver outros móveis que possam ser utilizados para guardar sapatos, bolsas, acessórios ou roupas íntimas, é muito importante haver gavetas e prateleiras dentro do roupeiro. As gavetas são práticas e ideais para as peças íntimas ou muito pequenas, pois são melhores para deixá-las bem protegidas e organizadas.
Segundo a personal organizer Aline Zanetti, da AZ Organização, o roupeiro acomoda a maior parte das roupas, sapatos e acessórios, por isso, a necessidade de atenção:
– Além de escolher um móvel que combine com a decoração do quarto, há outros fatores que devem ser levados em consideração no momento da compra. Em primeiro lugar, você precisa ter ideia do que colocará dentro para acertar nas divisões internas.
Por este motivo, além dos roupeiros tradicionais, com medidas prontas e dos modulados que se adaptam ao espaço, também existem os modelos planejados, que criam a solução prática para o uso do móvel, sendo desenvolvidos exclusivamente conforme a necessidade do dono do dormitório.Já para organização de dormitórios infantis, que geralmente têm muitos brinquedos, roupas e acessórios, além de funcional, o roupeiro pode ser temático, com algum personagem, desenho ou filme.
O guarda-roupa ainda pode combinar com os outros móveis do quarto, como cômoda, poltrona ou berço, criando uma sintonia que agrade. Aline sugere que se for para bebê, a prioridade é o uso de cômoda e gavetas, principalmente, até os 12 meses. Se for para criança um pouco maior, opta-se por cabides, com varões na altura dos olhos dos pequenos, pois roupa dobrada fica difícil para eles conseguirem arrumar.
10 dicas para acertar na hora de escolher um roupeiro
- Tamanho ideal: leve em conta o espaço disponível, quantas pessoas utilizarão e o volume de roupas e acessórios que deverá ser acomodado.
- Tipo de porta: para quartos pequenos, o ideal é que o guarda-roupa possua porta de correr para não atrapalhar a circulação.
- Para acomodar os cabides, o indicado é que o armário possua de 55cm a 60cm de profundidade para portas de puxar e de 65cm a 70cm para portas de correr.
- Para aumentar a organização, recomenda-se escolher um modelo de varão.
- Fique atento às medidas de varões:
Para camisas e casacos, a altura deve variar entre 90cm e 1m10cm.
Para casacos compridos, saias e vestidos, altura de 1m15cm e 1m20cm.
Para vestidos e casacos longos, altura de 1m40cm e 1m60cm.
Varões inferiores para calças: altura de 70cm. - Prateleiras: deixe, preferencialmente, para camisetas, malhas de lã ou linha e moletons. Devem possuir entre 50cm e 60cm de profundidade e altura entre 35cm e 40cm.
- Maleiros: a medida pode variar entre 55cm e 60cm.
- Gavetas: para peças íntimas, o ideal é que tenham de 10cm a 15cm de altura. Para roupas em geral, de 20cm a 25cm.
- Bolsas: não esqueça que é necessário um espaço exclusivo. Poder ser uma prateleira/maleiro com medida entre 55cm a 60cm. O ideal é que seja colocado enchimento (uma almofadinha) em cada uma delas, para que não percam a forma.
- Sapatos: a prateleira para sapato pode ter de 15cm a 20cm de altura e 55cm a 60cm de profundidade para acomodar um pé atrás do outro.
Uma dica bem importante: as botas de cano médio e longo não devem ser dobradas para não danificar a peça.