A Ranger Raptor chega como a picape média mais rápida do país. Com motor V6 3.0 biturbo, a versão de alto desempenho enfrenta trilhas radicais. Chassi redesenhado, o conjunto propulsor, a suspensão e os diferenciais são exclusivos. A importadora não revelou o volume previsto de venda. Nono dos 10 lançamentos da marca programados para 2023, a Ford Ranger Raptor tem preço de R$ 448.600.
Os veículos de competição do deserto inspiraram o desenvolvimento da Ranger Raptor pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca norte-americana. O chassi foi redesenhado, a nova suspensão recebeu amortecedores de competição Fox e as rodas e pneus são especiais. A capacidade de imersão é de 85 centímetros.
Produzida na Tailândia, o design customizado da Raptor valoriza a esportividade e performance com carroceria mais alta, mais larga e o nome da marca na grade dianteira. O interior traz bancos inspirados em caças, com almofadas de pouso e apoio lateral para aguentar até 2.
Maior, mais larga e alta, a Raptor tem 5,3 metros de comprimento, 2,2 metros de largura, 1m92cm de altura e distância entre-eixos de 3,2 metros. O chassi tem reforços estruturais laterais nas longarinas, nas torres dos conjuntos de mola-amortecedor e no suporte do estepe. A suspensão também tem estrutura reforçada. A direção, cárter, transmissão e tanque de combustível tem protetores inferiores de alta resistência.
A grade, os para-choques de aço conectados aos alargadores dos para-lamas dianteira e na traseira são pretos. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, traz dois ganchos de reboque. Os faróis LED Matrix têm foco variável e direcional.
As caixas de roda elevadas e as rodas de liga leve de 17” pretas e os pneus 285/70 R17AT Continental Grabber marcam as laterais. A caçamba conta com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para a instalação de acessórios.
Interior e propulsão
Interior escurecido, o volante traz aletas para trocas de marcha e botões de acesso aos modos de condução. Os bancos esportivos em formato de concha revestidos em couro e suede preto com detalhes em laranja têm ajustes elétricos.
O quadro digital de instrumentos digital é de 12,4 polegadas com medidores e gráficos exclusivos., incluindo indicador de troca de marchas. A multimídia SYNC 4, com tela de 12,4” e sistema de navegação, tem de conexão com Android Auto e Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Com entradas USB-A e USB-C, a recarga do celular por indução. O sistema de som é B&O.
O aplicativo FordPass Connect permite realizar diversas funções e obter informações do veículo e serviços pelo celular.
O conjunto propulsor exclusivo da Ranger Raptor combina o motor V6 3.0 biturbo GTDI a gasolina de 397 cv e força (torque) de 59,45 kgfm com a transmissão automática de dez velocidades, sete modos de condução e tração integral.
A troca sequencial de marchas é por aletas no volante. O controle piloto automático off-road garante a tração nas subidas e descidas em terrenos irregulares, em velocidades de até 32 km/h.
Os modos de condução normal, escorregadio, lama/terra, areia, esportivo, rock crawl e baja ajustam o motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento e alteram o grafismo do quadro de instrumentos. A direção tem ainda quatro modos de ajuste: conforto, normal, esporte e off-road.
A Ranger Raptor acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e, conforme a Ford, é a picape mais rápida do Brasil em todo terreno. Também de acordo com a importadora, o consumo de combustível é de 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. O tanque de combustível é de 82 litros.
Apoio à condução
O controle eletrônico de velocidade adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão, alerta de trafego cruzado estão entre os recursos de auxílio à condução.
Laranja Saara, azul Belize, preto Astúrias, branco Nevasca e cinza Diamantina são as cores disponíveis. A Ford Ranger Raptor tem cinco anos de garantia e a entrega a das primeiras unidades será até o mês de fevereiro.
Rodas Beadlock, capota rígida retrátil com acionamento automático ou manual, santantônio, defletor do capuz, protetor do cabo do estepe, amortecedor da tampa traseira, dispositivo antifurto para rodas e trava de segurança do estepe estão entre os acessórios originais.