A Rampage chegou. Primeira picape Ram desenvolvida e produzida no Brasil, o modelo de entrada mexerá com o mercado brasileiro. São três versões com a força, o luxo, o conforto, o desempenho e a tecnologia que caracterizam a marca norte-americana. Com opções de motores a gasolina e diesel, câmbio automático de nove velocidades e tração 4x4, a picape conta com avançados recursos eletrônicos de auxílio à condução.
A pré-venda começa nesta quinta-feira (22) e a Ram Rampage tem preços a partir de R$ 239.990, na versão Rebel 2.0 TD, a R$ 269.990, na R/T 2.0 T Hurricane 4.
Desenvolvida e produzida no Brasil, o projeto da Rampage exigiu investimentos de R$ 1,3 bilhão, trabalho de 800 engenheiros e técnicos no país em mais de 1,2 milhão horas. Com três versões – Laramie, Rebel e R/T, a Rampage, a picape mais potente e veloz do Brasil, é o quinto veículo produzido no Polo Stellantis de Goiana (PE), a nova Ram estará em agosto nas lojas e a pré-venda começará nesta quinta-feira (22) pelo site.
Montada sobre a plataforma Small Wide, a mesma dos Jeep Renegade, Compass e Commander e da Fiat Toro, a Rampage preserva as principais características das Ram norte-americanas 1500, 2500 e 3500. O design forte valoriza a robustez e a identidade de cada versão.
O visual da Rebel personaliza o uso fora de estrada com peças e acabamentos preto e grafite. Como na irmã maior, a 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo.
O estilo mais tradicional das Ram 2500 e 3500 são repetidos pela Laramie. A grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro têm acabamentos cromados e prateados.
A tradição esportiva da sigla R/T (Road/Track ou Estrada/Pista) combina a cor da carroceria com o preto brilhante incluindo o teto na topo de linha. Grandes faixas predominam no capô e o logotipo R/T está nos paralamas traseiros e rodas.
O grupo óptico em todas as versões é em LED. Os faróis, com projetor duplo, têm assinatura, as setas são dinâmicas e os auxiliares de neblina acompanham as curvas. As lanternas com grafismos que remetem à bandeira dos Estados Unidos destacam a traseira. Com listras vermelhas e a luz de ré formam o retângulo das estrelas.
Potência e força
O motor Hurricane 4 pode equipar as três versões, sendo a única opção da R/T. Quatro cilindros, em alumínio, 2.0, turbo, gera 272 cv de potência e força (torque) de 40,87. Na esportiva R/T, a Rampage acelera de zero a 100 km/h em 6,9 segundos e chega a velocidade máxima (limitada) de 220 km/h. Nas demais, faz zero a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.
Na versão esportiva o escapamento produz som forte, diferenciado, e o botão R/T apimenta o comportamento. Como o botão Sport no volante da Rebel e da Laramie, altera o visual do quadro de instrumentos e deixa mais rápidas as respostas de acelerador e direção e do programa as trocas de marchas em giros mais altos.
O Multijet Turbo Diesel 2.0, disponível para as Rebel e Laramie, gera 170 cv de potência e força (torque) de 38,8 kgfm levando a picape Ram de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e a velocidade máxima de 186 km/h.
Os dois propulsores atuam com o câmbio automático de nove velocidades e tração 4x4 integral e opção de reduzida. A troca de sequencial de marchas pode ser feita por seletor giratório no console e aletas no volante.
Com 5,028 metros de comprimento, 1,886 m de largura e 1,780 metro de altura, a distância entre eixos é de 2,994 metros. A estrutura combina 86% de aços de alta e ultra-alta resistência. A suspensão independente nas quatro rodas é do tipo McPherson na frente e multilink atrás. A R/T conta com molas e amortecedores mais firmes, rebaixamento de 10 milímetros na suspensão e rodas de aro 19 polegadas com pneus 235/55. Na Rebel, o uso fora de estrada é reforçado pelos pneus All Terrain 235/65 R17 (com banda de rodagem ainda mais fora de estrada na opção a gasolina). A Laramie conta com aros de 18” e pneus 235/60.
Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas. O freio de estacionamento eletrônico conta com o Auto Hold. Todas as versões têm assistentes de partida em rampa e descida íngreme.
A Rampage leva 1.015 quilos de carga nas configurações a diesel e 750 quilos com o propulsor a gasolina. A caçamba tem revestimento plástico e 980 litros de capacidade volumétrica. Na cabine, os porta-objetos armazenam 35,4 litros.
Espaço e sofisticação
O sofisticado interior da Rampage chama a atenção pelo espaço, luxo e sofisticação. O revestimento em materiais nobres combina couro perfurado e aço no painel, quadro de instrumentos e laterais das portas personalizado para cada versão. A versão R/T acrescenta suede e costuras vermelhas.
Acesso por aproximação e partida por botão, os bancos remetem a poltronas, o do condutor elétrico. O quadro digital de instrumentos de 10,3 polegadas é personalizável. A multimídia Uconnect com tela de 12,3 polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. A recarga do celular é por indução. Das seis portas USB, três são do tipo C.
O ar-condicionado automático digital de duas zonas inclui saídas para os passageiros de trás. A luz ambiente é em LED e no sistema de som premium Harman Kardon. A caçamba conta com abertura elétrica e iluminação em LED.
Avançada tecnologia
Com sete airbagas - frontal, lateral dianteiro, de cortina e de joelhos para motorista, a Rampage conta com recursos elétricos de auxilio à condução. São controles eletrônico de velocidade adaptativo com Stop&Go e de estabilidade, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção. Também mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, pressão dos pneus, sensores crepuscular e de chuva.
O Ram Connect permite consultar e executar funções a distância pelo celular como partida, climatização, atualizações remotas, navegação e acompanhar o trânsito, entre outras. O acesso é gratuito a todos os serviços por 12 meses, incluindo Wi-Fi embarcado com 60 GB de franquia de dados e a conexão simultânea de até oito dispositivos.
A garantia da Rampage total de três anos poderá ter extensão (ampla ou de motor e câmbio) de 12 ou 24 meses e atingir até cinco anos de cobertura. Pós-vendas competitivo com as revisões mais em conta entre as picapes médias além de mais de 30 acessórios originais Mopar e a inovação de seis itens exclusivos para o cliente fazer impressão 3D.
Customização inclui mais de 35 acessórios originais Mopar como os estribos elétricos, RamBar (santantonio), capotas marítima rígida (elétrica ou manual) ou de lona, estribos fixos, divisor modular de caçamba, tapetes off-road e soleiras metálicas com o logotipo Ram retroiluminado por LEDs. O Mopar 3D Lab permite a produção de acessórios por impressão em 3D.
Versões e preços
Ram Rampage
Rebel Turbo Diesel - R$ 239.990
Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos full digital de 10,3”, revestimento interno de couro preto, banco do motorista com ajustes elétricos, Ram Connect, carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, sete airbags, controle eletrônico de velocidade adaptativo, m Monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência na faixa, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas, faróis e lanternas full LED e pneus All Terrain 235/65 R17.
Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina - R$ 249.990
Acrescenta modo Sport, escapamento duplo e pneus All Terrain Plus 235/65 R17.
Laramie Turbo Diesel - R$ 249.990
Conteúdo da versão Rebel Turbo Diesel mais revestimento interno de couro na cor Mountain Brown, para-choque traseiro cromado, rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60 e acabamentos externos cromados.
Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina - R$ 259.990
Mais modo Sport e escapamento duplo.
R/T Hurricane 4 - R$ 269.990
Soma revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red, modo R/T, suspensão esportiva, escapamento duplo esportivo, rodas aro 19” e teto em preto brilhante.
Opcional - todas as versões
Pack Elite – R$ 6 mil.
Ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos.
Surpresa na pista
O comportamento da Rampage surpreendeu. Na versão topo de linha R/T lembrou mais um automóvel esportivo do que uma picape. Foram apenas duas voltas na pista do Autódromo de Interlagos e um trecho off-road, o que permitiu impressões iniciais. De sobra a sonoridade do ronco do motor pelo duplo escapamento.
Com luxo, conforto e sofisticação de um carro de passeio, as respostas da direção elétrica macia e precisa, do conjunto propulsor e da excelente suspensão independente nas quatro rodas mostraram que a Rampage não brinca em serviço. Ainda mais no modo esportivo R/T que altera as principais configurações da picape. Apesar do porte e do peso, a R/T ignorou curvas, acelerou forte nas retas e parou rápido quando preciso.
Na pista improvisada de off-road, mostrou toda a sua versatilidade com o uso dos recursos eletrônicos que auxiliam e até executam a condução. Ficou a expectativa do comportamento nas ruas e estradas, principalmente nas nem sempre em boas condições como ocorre na maioria das cidades rodovias do país.
O colunistas viajou a convite da Ram