Uma trajetória de 42 anos que se confunde com a evolução da indústria automotiva brasileira chegará ao fim. O Last Edition marcará a despedida do icônico compacto Volkswagen com mil unidades personalizadas, todas já vendidas. Completo, sem opcionais, o Volkswagen Gol Last Edition tem preço de R$ 95.990.
O desenvolvimento do Gol Last Edition foi comandado pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone:
— Para se despedir de um modelo como esse, não é uma tarefa fácil. Todos do time se envolveram para trazer uma edição que ficasse na memória de quem já viveu uma história com o Gol.
O Gol Last Edition compartilha com o Nivus, Polo e Virtus a cor vermelho Sunset que contrasta com o preto brilhante da grade, da capa dos retrovisores, do teto e das rodas de 15 polegadas escurecidas. Os faróis têm máscara negra.
As faixas na lateral com a inscrição Last Edition lembram as do Gol Rallye. Já as coberturas das caixas de rodas remetem à versão Track. O emblema que marca os 42 anos do Gol revive as clássicas rodas orbitais do Gol GTI, na década de 1990.
Na traseira a faixa remete à versão especial Vintage, de 2011 que comemorou os 30 anos hatch e limitada em 30 unidades. O logotipo alusivo a edição também está na tampa do porta-malas.
O conjunto propulsor é parceiro de longa data do Gol. O motor de 1.0 MPI de até 84 cv de potência e força (torque) de 10,3 kgfm (etanol) atua com o câmbio manual de cinco marchas.
O interior do Last Edition remete a detalhes de modelos das cinco gerações do Gol. O teto é preto, com banco revestido em tecido que lembra o assento Recaro do GTI. O nome da edição tem baixo relevo e costuras vermelhas. Nas portas, foi aplicado tecido na parte central, replicando o material dos bancos.
São muitas histórias e edições do Gol, um carro que marcou a Volkswagen e a vida de muitas pessoas."
JOSÉ CARLOS PAVONE
Chefe de Design da Volkswagen na América do Sul
O volante multifuncional revestido em couro recebeu costuras vermelhas. O quadro de instrumentos tem grafismo exclusivo.
No console central, o multimídia interativo com Android Auto e Apple CarPlay está abaixo do acabamento em estilo fibra de carbono. Acima do porta-luvas, foi colocada a placa da edição e a numeração da unidade. As pedaleiras são de alumínio.