O gaúcho gosta de carro e a Expointer está entre os melhores exemplos disso. O intenso movimento nos estandes e nas pistas de testes de veículos é semelhante ao dos pavilhões de animais, espaços de competições ou economia familiar. São mais de 20 marcas de veículos nacionais e internacionais, incluindo acessórios e roupas, presentes na 45º Expointer, que se encerra no domingo (4).
O maior evento da agropecuária gaúcha também está entre os principais do setor automotivo no país. As grandes montadoras com operações nacionais e as principais importadoras mostram seus últimos lançamentos, com destaque para os carros híbridos e elétricos. A evolução tecnológica dos tratores e máquinas agrícolas também ganha espaço no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Os novos Citroën C3, Ram Classic, Jeep Gladiator, os elétricos Fiat 500 e, e-Scudo e o Peugeot e-208 , o híbrido Jeep Compass e as bikes elétricas Peugeot, em parceria com a Specialized, dividem com os carros a combustão os espaços nos estandes das cinco marcas da Stelllantis.
Ao todo, são 39 veículos expostos com condições especiais de venda.
As apresentações de animais, as provas realizadas nas diversas pistas ou a visitação dos pavilhões movimentam o público que deverá superar a expectativa dos organizadores de 600 mil visitantes. Ao todo, são mais de 170 expositores presentes no Parque de Assis Brasil.
Elétricos e híbridos
O 500 e, evolução do ícone global com avançada tecnologia e o e-Scudo, primeiro utilitário 100% elétrico da Fiat no Brasil, estão entre os 15 veículos expostos pela marca italiana na Expointer. O Cronos e o Argo 2023, recém-lançados, estão entre as novidades da Fiat. O novo Sound Design aplicado aos veículos poderá ser ouvido de perto. A nova experiência sonora estreou nas linhas 2023 do Pulse e da Toro.
A Strada, a picape mais vendida no país em 2021, a Toro, líder do seu segmento, e o utilitário esportivo Pulse completam os destaques da Fiat. No estande, predominam os modelos da picape e do utilitário esportivo.
Ícones norte-americanos
O Gladiator rouba a cena no estande da Jeep. A picape, que permite remover as portas e o teto, traz o robusto sistema de tração 4X4 Rock-Trac e dispõe de 72 acessórios Mopar. O Gladiator divide espaço com o também norte-americano Wrangler Rubicon, modelo icônico conhecido pelo lendário desempenho em qualquer terreno.
A Jeep mostra os utilitários esportivos Renegade, Compass, Renegade e o Commander fabricados em Goiana (PE). O Commander é o maior e mais sofisticado modelo da marca e transporta até sete ocupantes.
Importado da Italia, o Compass 4xe é um híbrido plug-in com conjunto propulsor que combina um motores a combustão e elétrico. O 1.3 GSE Turbo a gasolina de 180 cv e força (torque) de 27,5 kgfm atua com o elétrico de 60 cv e 25,5 kgfm. O câmbio automático é de seis velocidades.
Com sua trajetória ligada ao mundo agro, a Classic ocupa espaço especial no estande da Ram. Recém lançado, o modelo de entrada da norte-americana terá seu preço anunciado no dia 15. Com duas versões, compartilha com a 1.500 Rebel o motor Hemi V8 5.7 a gasolina de 400 cv e força (torque) de 56,7 kgfm combinado com a transmissão automática de oito velocidades.
A 1500 Rebel, que compartilha o conjunto propulsor com a Ram, e a 3500 também estão no estande. A gigante 3500 traz o motor Cummins 6.7 turbo diesel de 377 cv e força (torque) de 117,27 kgfm que atua com o câmbio automático de seis velocidades e trações 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida.
Charme francês
A eletromobilidade comanda o estande da Peugeot. Os 1005 elétricos e-208 e e-Expert são os destaques da francesa. Em parceria com a Specialized expõe as bikes elétricas da marca americana. Também presentes outros modelos da Specialized, como o Vado IGH 3.0, Vado SL 5.0 e a Crew SL, e as icônicas bicicletas Peugeot.
As linhas do hatch compacto 208 e dos utilitários esportivos 2008 e 3008 estão no estande. Outros destaques são os veículos utilitários eleves (VULs) Peugeot Boxer Cargo e Peugeot Expert Pack.
O novo C3 é a atração da Citroën. O modelo foi lançado em 30 de agosto e ocupa o principal espaço do estande da marca. O hatchback é o primeiro de uma família de três modelos desenvolvidos e fabricados na América do Sul.
O utilitário esportivo C4 Cactus, produzido no complexo de Porto Real (RJ) e os veículos utilitários leves Jumpy Pack e Jumper também podem ser vistos na Expointer. A Citroën mostra ainda o utilitário 100% elétrico e- Jumpy.