O carro híbrido abre o caminho para a Volvo vencer o desafio de produzir apenas veículos 100% elétricos até 2030. Seus principais utilitários esportivos, os XC60 e XC90, trazem conjunto propulsor eletrificado mais potente e maior autonomia das baterias. Os dois modelos mantêm o design e os preços inalterados. O Volvo XC60 Recharge parte de R$ 399.950, na versão Inscription Expression, e o XC90, de R$ 509.950, na Inscription Expression.
O aperfeiçoamento do conjunto propulsor, que equipa os dois modelos, aumentou a potência e o torque do motor elétrico. O 2.0 T8 turbo a gasolina gera potência de 317cv e força (torque) de 40,8 mkgf.
O motor elétrico ganhou 65% na potência e saltou de 87 cv para 145 cv e força de 31,5 kgfm. A potência combinada aumentou 14% e passou para 468cv e a força para 72,3 kgfm, o que garante melhor desempenho.
As novas tecnologias de construção da bateria, que passa a ter três camadas de células, permitiram o aumento do armazenamento mantendo o mesmo espaço físico. A capacidade aumentou 62% e passou a 18.8 kWh, que ampliou a autonomia dos dois modelos.
No modo elétrico, o XC60 roda cerca de 78 km, mais 73%, e o XC90 cerca de 71 km, mais 61%.
Símbolo da Volvo
Modelo mais vendido da Volvo no mundo, o XC60 valoriza o visual com os faróis no estilo martelo de Thor. No interior, o sofisticado acabamento em materiais premium mescla lã e poliéster reciclado.
O quadro digital de instrumentos personalizável mostra a projeção do mapa do percurso. O sistema de informação e entretenimento, com tela de nove polegadas, traz incorporados internet, aplicativos e serviços do Google que permite o comando por voz de diversas funções.
As versões Inscription, R-Design e Polestar contam com câmera 360º e head-up display que projeta informações do veículo no para-brisa. O ar-condicionado é automático digital e a recarga do celular por indução. O utilitário esportivo traz ainda recursos elétricos de auxilio a condução e que aumentam a segurança. O XC60 traz ainda o One Pedal Drive em que o condutor usa apenas o pedal do acelerador para acelerar e frear o carro.
Ícone escandinavo
O XC90, com sete lugares, nas versões Inscription e R-Design conta com suspensão a ar, cinco modos de condução e completos pacotes de tecnologia, segurança e conforto.
O interior tem opções de acabamento em fibra de carbono ou madeira, dependendo da versão, quadro digital de instrumentos de 12,3 polegadas, multimídia com tela de LCD de nove polegadas sensível interativa com Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado digital tem quatro zonas E o sistema de áudio Bowers & Wilkins conta com 19 alto-falantes.
O XC90 traz ainda head-up display, câmera 360°, City Safety de assistência à condução, controle eletrônico de velocidade adaptativo, alertas e manutenção de faixa, de tráfego cruzado com frenagem automática, vagas de estacionamento e de ponto cego. O conjunto óptico full LED traz faróis auto direcionais com função antiofuscante, luzes diurnas (DRL) e faróis de neblina em LED.
O XC60 e o XC90 contam com bancos dianteiros com aquecimento, memória e ajustes de lombar e extensão. Trazem também assento para criança integrado no banco traseiro. Os dois modelos vêm de série com o Volvo On Call, serviço de segurança, proteção, conveniência e assistência 24h e auxílio de emergência. Por aplicativo do smartphone, permite verificar e executar diversas funções.
Versões e Preços
Volvo XC60 Recharge
Inscription Expression - R$ 399.950
Inscription - R$ 429.950
Design - R$ 439.950
T8 Polestar - R$ 466.950
Volvo XC90 Recharge
Inscription Expression - R$ 509.950
Inscription - R$ 553.950
R-Design - R$ 563.950
Fonte: Volvo Car Brasil