O desenvolvimento da nova Montana está na fase final. A futura picape Chevrolet passa pelos últimos testes de validação nos laboratórios e pistas de testes da no campo de provas da General Motors, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. A montadora divulgou novo teaser em que mostra os testes e revela que a Montana terá avançada tecnologia incluindo atualização remota de software. A nova Montana chegará em 2023 e a GM promete que estreará um conceito inédito de picape para a marca e surpreenderá pelo design e aproveitamento pela cabine do espaço interno.
A central multimídia, que será uma extensão do quadro de instrumentos, deverá ser um dos diferenciais da nova picape Chevrolet.
Os teaser divulgados mostraram apenas o exterior bem camuflado dos testes da futura Montana.
A GM mantém segredo quanto ao interior da nova picape que promete trazer muita conectividade.
No momento, a engenharia da montadora trabalha na validação do sistema de conectividade que receberá atualizações remotas de software referentes à arquitetura eletrônica da picape e de aplicativos nativos à nova central multimídia.
A nova Montada compartilhará a plataforma GEM já utilizada pelos Onix, Onix Plus e Tracker. O conjunto propulsor deverá ser o mesmo da versão Premier do utilitário esportivo, o 1.2 turbo flex, de 132cv e força (torque) de 19,4 kgfm a gasolina a 133cv e 21,4 kgfm com etanol combinado com o câmbio automático de seis velocidades e talvez o manual também de seis marchas.
O Campo de Provas da Cruz Alta conta com 17 diferentes tipos de pista e sete laboratórios. Cada teste tem uma razão específica, como o da câmera térmica, onde o veículo enfrenta temperaturas que variam de -30 ºC a +80 ºC, para assegurar que todos os equipamentos funcionem em qualquer situação. O diretor do CPCA, Leandro Couto explica que o carro é submetido a condições extremas que o consumidor pode chegar a enfrentar, incluindo enchentes até derrapagem por conta de pista escorregadia.
Couto destaca que todos os resultados são analisados e as evoluções aplicadas dentro da filosofia de melhoria contínua dos produtos. Esse trabalho de ajuste fino de cada um dos sistemas é chamado de calibração. "Na GM, cada configuração de veículo costuma ter um acerto customizado, para atender exatamente a proposta da versão."