Primeiro veículo desenvolvido exclusivo para o uso de propulsão 100% elétrica, o Volvo C40 chegará ao Brasil no final de março. O conjunto propulsor do crossover combina dois motores com potência de 413 cv, força (torque) de 67,3 kgfm e autonomia em torno de 400 quilômetros. Em pré-venda, as 200 unidades do primeiro lote do Volvo C40 Recharge Pure Eletric tem preço promocional de R$ 419.950.
O crossover combina as linhas de um utilitário esportivo com um cupê.
O C40 compartilha a plataforma CMA, o conjunto propulsor e detalhes com o XC40 elétrico.
Mas ao contrário do irmão que teve versões a combustão e híbrida, antes da elétrica, foi o primeiro modelo da Volvo desenvolvido para alimentação exclusiva por baterias que podem ser recarregadas de 45 minutos a oito horas.
Design e interior
O design destaca os aerofólios e spoilers traseiros que também contribuem para a aerodinâmica e, segundo a Volvo, o aumento em torno de 5% da autonomia. As rodas são de 20 polegadas Os faróis contam com nova tecnologia de 84 pixels em LED. A assinatura com luzes diurnas (DRL) em LED seguem o conceito do martelo de Thor.
O teto solar panorâmico dispensa o uso de cortina.
O vidro escurecido que acompanha todo o teto, dos bancos dianteiros aos traseiros, possui proteção UV e IR e reduzir em até 95% a entrada de luz e 80% a radiação de calor.
Ter o nosso primeiro lançamento elétrico liderando a venda de veículos elétricos no Brasil é nosso objetivo
JOÃO OLIVEIRA
Diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
O interior segue o conceito do XC40 com revestimento em Nordico, material criado pela Volvo e que dispensa o uso de couro. Direção elétrica, volante multifuncional, o quandro digital de instrumentos tem tela de nove polegadas. A central multimídia com tela de 12,3 polegadas sensível ao toque e comando por voz, e interativa com Android Auto, AppleCarPlay, aplicativos e assistentes como O Google Maps. Google Assistant e Google Play Store.
O diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, João Oliveira, destacou que ao ser concluída a pré-venda do C40, nos lotes chegarão ao país. O executivo estimou que neste ano serão vendidas mil unidades do crossover sem comprometer a venda do XC40. Mas não revelou o preço, que no primeiro lote é promocional.
O C40 tem três anos de garantia e três anos de revisões periódicas custeadas pela montadora.