O elétrico i4 movimenta a fábrica da BMW em Munique, na Alemanha. Com o começo da produção do novo modelo, a planta produz todas as variantes em uma única linha de montagem. Em 2023, mais da metade de todos os veículos produzidos na unidade de Munique será eletrificadas.
Com foco na redução de emissões de CO², a BMW também anunciou a meta de aumentar a sustentabilidade na cadeia automotiva para coincidir com o lançamento da produção do i4.
A redução será viabilizada principalmente por meio de um maior uso do transporte ferroviário e caminhões elétricos.
Arquitetura elétrica
A principal diferença do i4 e as arquiteturas convencionais é o O acionamento elétrico e a bateria de alta tensão são as principais diferenças do i4 em relação às arquiteturas convencionais. Cerca de 90 por cento dos sistemas existentes na fábrica de Munique podem ser usados para o novo modelo. Apenas a montagem do piso e a extremidade traseira exigiram novos equipamentos.
Primeiro gran coupé totalmente elétrico da BMW, o i4 conta com duas versões equipadas com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração. O 14 eDrive 40 tem dois motores, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, e bateria de alta tensão. A autonomia é de até 590 quilômetros. Conforme a BMW, tecnologias como a recuperação da energia dos freios, ajudam a estender a autonomia e reduzir o consumo de energia de 16 a 20 kWh/100 km.
Versão top
A versão mais esportiva do automóvel elétrico de cinco lugares tem com conjunto propulsor com dois motores BMW M eDrive e componentes específicos M, potência máxima de 544 cv (400 kW) e autonomia de até 510 quilômetros. A velocidade máxima de 225 km/h é limitada eletronicamente. O BMW i4 M50 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 seguros.
A flexibilidade da planta de Munique permite a montagem, além do i4, os Série 3 Sedan e Touring a combustão e híbrido, o M3 e o Série 4 Gran Coupé.