A atualização da Toro valorizou o visual, aumentou o conforto e a sofisticação com o novo interior. A picape também ficou mais segura com novos recursos eletrônicos, mas o destaque foi o novo motor 1.3 turbo flex de até 185 cv. O propulsor deu vida nova ao modelo, com ótimo desempenho nas ruas e estradas. Rodamos cerca de 1,2 mil quilômetros com uma Fiat Toro Volcano 1.3 Turbo 270 Flex AT6, que tem preço a partir de R$ 147.990. O kit High Tech acrescenta R$ 3 mil.
A trajetória da Toro avançou na linha 2022. Lançado em 2016 no segmento entre as picapes compactas e médias, o modelo Fiat conquistou o seu espaço, disputando com a irmã Strada a preferência do brasileiro. A nova Volcano 1.3 Turbo 270 Flex AT6 avançou no interior, na conectividade, mas principalmente no desempenho com o novo conjunto propulsor.
O grupo óptico mais afilado, com faróis, luzes diurnas (DRL) e auxiliares de neblina em LED, e detalhes da grade, com dois filetes cromados que separam os faróis, para-choque e capô com vincos mais fortes, marcaram a evolução visual da Toro.
As laterais e a traseira permaneceram inalteradas. As rodas de 18 polegadas, barras longitudinais no teto e capota marítima completam as novidades do conjunto externo, que praticamente passaram despercebidas nas ruas.
Conectividade avançada
Os aperfeiçoamentos do interior chamaram atenção da jornalista Priscila Nunes, como a renovação de acabamento, painel, console e laterais das portas, quadro de instrumentos e, em especial, do multimídia com tela tipo tablet, que remete à norte-americana Ram. Ela lembrou a significativa evolução em relação a todas as versões da Toro que já testamos, inclusive a viagem que fizemos com uma Volcano Diesel entre Porto Alegre e Montevidéu com apenas um tanque de combustível.
Com acesso por aproximação, partida por botão e interior escurecido, o volante é multifuncional e o quadro digital de instrumentos, de sete polegadas, configurável com múltiplas informações de condução e do veículo. Os bancos são revestidos em couro, e o do condutor tem ajuste elétrico. Além da conexão sem fio, a Toro tem carregamento do celular por indução e três entradas USB.
Gostamos do avanço na qualidade do interior e na conectividade. Priscila testou exaustivamente todos os recursos do My Connect, a internet 4G e wi-fi. Com tela vertical de 10,1 polegadas sensível ao toque e comando de voz, o sistema é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos.
O Gilberto acompanhou e gostou das facilidades quando, pelo celular, localizamos a Toro, ligamos o motor e desbloqueamos as portas.
Durante a viagem, até usamos funcionalidades da assistente Alexa, da Amazon, pedindo diversas informações. No primeiro ano, o serviço será gratuito.
A Volcano tinha ainda serviços auxiliares de concierge, auxilio mecânico, localização (no caso de furto) e socorro mecânico, entre outros.
Rápida nas ruas
O novo motor 1.3 turbo flex superou a expectativa em relação aos antigos 1.8 e 2.4 com melhor desempenho e menor consumo de combustível. Apesar dos 1,7 mil quilos, a agilidade da Toro no trânsito urbano foi ótimo, com sobra de potência e força. Os 180 cv (até 185 cv com etanol) e a força (torque) de 27,5 kgfm foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades. As trocas de marchas são suaves e silenciosas mesmo no anda e para do fluxo nas ruas, onde o Auto Hold também ajudou.
A Toro 1.3 turbo flex mostrou sua versatilidade tanto nos trechos sinuosos da Serra ou da Estrada do Mar quanto nas longas retas da autoestrada Porto Alegre-Osório ou da rodovia Novo Hamburgo a Taquara. Em todas as condições, a picape rodou tranquila, em muitos casos exigindo cuidado com o pé no acelerador.
Segura na estrada
O conjunto propulsor atende bem às necessidades da subida da Serra. No retorno, a direção elétrica macia e precisa, como Priscila destacou, garantiu a sensação de perfeito domínio da picape. A suspensão firme não comprometeu o conforto e garantiu a estabilidade nas curvas mais acentuadas. As rodas de liga leve de 18 polegadas e os pneus 225/60 R18 ajudaram.
Dentro dos limites de velocidade e quando necessário, os controles de tração e estabilidade, alerta de saída de pista e frenagem de emergência entraram em ação sempre que preciso.
Na autoestrada, no limite dos 110 quilômetros por hora, a Toro rodou com sobra no acelerador, em silêncio, e o som interno só aumentou nas ultrapassagens acompanhando a rotação do motor. A troca sequencial de marchas por aletas no volante ajudaram em retomadas mais rápidas de velocidade.
Para aproveitar melhor o rendimento do conjunto propulsor, sugeri para Priscila testar o modo Sport. A cor do quadro de instrumentos mudou para vermelho e algumas configurações da picape foram alteradas. O volante ficou mais firme. As respostas e a troca de marchas foram mais rápidas, com rotações mais altas do motor. Conforme dados da Fiat, a Toro 1.3 Turbo Flex AT6 acelera de zero a 100 km/h em 11 segundos e chega à velocidade máxima de 197 km/h.
O consumo de combustível da Toro 1.3 turbo diesel melhorou em relação aos motores anteriores a gasolina. Pelos dados do Inmetro são 9,7 km/l no ciclo urbano e 10,7 km/l na estrada. No teste, as médias foram de 8,1 km/l a 10,7 km/l, na cidade. Na estrada, em velocidade constante, foram de 12,1 km/l a 15,1 km/l a 80 km/h, e de 9,7 km/l a 14,7 km/l a 110 km/l.
Conclusão
A Fiat correu na frente e deu à Toro condições para enfrentar os novos concorrentes que estão chegando, como a Ford Maverik e o modelo Chevrolet previsto para 2022. Os aperfeiçoamentos atualizaram a Toro Volcano 1.3 Turbo 270 Flex AT6, em especial com os novos recursos eletrônicos e o potente propulsor turbo flex. Vale a pena incluir o kit High Tech, que, por R$ 3 mil, contém o novo multimídia e recursos de segurança.