A atualização do Compass garantiu ao utilitário esportivo Jeep condições para continuar na liderança do seu segmento. Bem completo, o comportamento do Longitude T270 Turbo Flex 2022 avançou no design, conforto, conectividade, comportamento e segurança. O novo motor 1.3 turbo flex melhorou o desempenho do Jeep, que ainda traz novas tecnologias de auxílio à condução. Rodamos cerca de 600 quilômetros com um Jeep Longitude T270 Turbo Flex 2022, que tem preço sugerido a partir de R$ 158.900, sem opcionais (teto solar e pacote 80 Anos).
Não adianta, o Compass também teve que se renovar. Líder do seu segmento desde o lançamento, em 2016, e muitas vezes até dos utilitários esportivos, como a jornalista Priscila Nunes comentou, os concorrentes crescem e evoluem, além dos novos que chegaram, como o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos.
A atualização visual do Compass 2022 foi focada na frente.
Os novos para-choques dianteiros, faróis, assinatura e auxiliares de neblina LED combinam com a tradicional grade de sete aberturas, que teve leve inclinação. As rodas também são novas e as lanternas traseiras, também em LED, tiveram os elementos internos modificados.
Modificações sutis, mas como a jornalista considerou, são fáceis de identificar.
Interior e conectividade
O novo interior do Compass agradou Priscila como o revestimento premium em couro e materiais macios ao toque no painel e laterais das portas, o que aumentou o conforto. Também as costuras que valorizaram o volante e o painel. O interior ficou lindo e remete ao Grand Cherokee.
Acesso por aproximação e partida por botão pela chave por controle remoto, o quadro digital de instrumentos programável com tela de 10,25 polegadas colorida tem fácil visualização e traz diversas informações do veículo e do percurso. O console central ficou mais alto e o interior recebeu novos porta-objetos e entradas auxiliares USB.
O multimídia também avançou, comemorou a jornalista. A nova geração do UConnect traz 10,1 polegadas sensível ao toque e comando por voz. Tipo flutuante, em posição elevada sobre o console conecta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e traz navegação integrada por GPS.
Bem intuitiva, permitiu a configuração de diversas funções feitas pela Priscila. Além de câmera de ré, concierge e monitoramento, permite ainda a recarga do celular por indução.
As três entradas de USB são para ninguém ficar sem bateria no celular ou tablets destacou Priscila. Durante viagem, é um ponto útil. Hoje em dia, praticamente a nossa vida está dentro dos dispositivos móveis. Eu, por exemplo, uso como agenda para me guiar na semana. Então, ficar sem bateria não é um bom negócio. O 4G e Wi-Fi do cartão da TIM permitem ao Adventure Intelligence conectar o carro com o celular e a assistente pessoal da Amazon, a Alexia, entre outros recursos.
No conjunto, além do ótimo multimídia e do excelente som premium Beats, a jornalista valorizou o generoso teto solar do Longitude. Concordei com ela que, no caso do Jeep, fez toda diferença, como em muitos modelos importados. Ficou agradável viajar com o teto aberto entrando a luz solar. Quem não gosta de manter a vitamina D?, indagou ela.
Ágil nas ruas
Dirigimos todas as versões do Compass e a jornalista ponderou que o Jeep já tinha um bom conjunto propulsor, tanto flex quanto diesel. A substituição do 2.0 aspirado – que andava bem, mas gastava muito combustível – pela nova família de motores GSE da Stellantis revigorou o comportamento do utilitário esportivo.
Mais eficiente e econômico do que o antigo motor, o novo 1.3 turbo flex deu agilidade ao utilitário esportivo que pesa quase 1.600 quilos. Sobrou força e potência liberadas pelo conjunto propulsor mesmo com baixa rotação. Os 180 cv a gasolina (185 cv com etanol) e a força (torque) de 27.5 kgfm foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades com troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante e a tração dianteira.
Nas ruas, o Longitude acompanhou bem o fluxo de trênsito. Sempre que precisamos mais agilidade, foi só cutucar o acelerador para retomadas rápidas de velocidade com a troca suave e silenciosa da marchas. E, como Priscila destacou, com o conforto do câmbio automático, do Auto Hold, que permitiu ficar parado no transito sem o pé no freio, e do assistente de estacionamento.
O aumento do ângulo de entrada de 16,2 graus para 21,5 graus, antiga reinvindicação dos usuários do utilitário esportivo, facilitou passar por lombadas e valetas ou os buracos comuns das ruas e estradas sem raspar a frente do carro.
Segurança na estrada
Na estrada, o Compass mostrou que não brinca em serviço. Nas rodovias como a autoestrada Porto Alegre-Osório, o Jeep rodou tranquilo, sempre com sobra de potência e força. Silencioso no limite dos 110 quilômetros por hora, o ronco do motor só aumentou nas ultrapassagens. A direção elétrica e a suspensão, firmes sem comprometer o conforto, garantiram perfeito domínio do veículo.
Nas curvas mais acentuadas e dentro dos limites de velocidade, os controles de tração e estabilidade entraram em ação sempre que preciso. O que também ocorreu com os recursos (opcionais na versão) como controle eletrônico de velocidade adaptativo, frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres e veículos, e de placas, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa e mudança automática dos faróis, entre outros.
Como o Gilberto às vezes gosta de uma condução mais dinâmica, ele acionou o modo Sport que alterou algumas configurações. O volante ficou mais mais firme, a sensibilidade do acelerador aumentou e as trocas de marchas foram feitas em regime mais alto de rotação do motor. Tudo dentro dos limites de segurança.
O consumo de combustível do Longitude melhorou em relação ao modelo anterior. Pelos dados do Inmetro, são de 10,2 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina. No teste, as médias ficaram de 7,9 km/l a 10,9 km/l, na cidade e, de 12,9 km/l a 16,2 km/l (80 km/k) e de 10,1 km/l a 15,4 km/l (110 km/h). No trecho de 150 quilômetros entre o Litoral e a Zona Sul de Porto Alegre, foi de 12,6 km/l.
Conclusão
Os aperfeiçoamentos deram o impulso que o Compass Longitude Turbo Flex 2022 precisava para enfrentar os concorrentes que estão chegando. O novo motor T270, mais sofisticação interna e recursos eletrônicos atualizaram o utilitário esportivo Jeep. Com o preço competitivo e a relação custo/benefício adequada, o Longitude Turbo Flex seguirá muito bem, obrigado!