As picapes Strada e Toro, o hatch Argo e os utilitários esportivos Compass e Renagade estão entre os carros mais vendidos no país. Apesar da pandemia do coronavírus e a queda na venda de veículos, a participação das duas marcas - Fiat e Jeep – cresceu de janeiro a outubro e consolidou a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) na liderança do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.
De janeiro a outubro, a FCA vendeu 326,3 mil veículos, que corresponderam a 21,7% do mercado. No ano, a Fiat foi a marca que mais cresceu em participação, e passou de 13,8%, em 2019, para 16,2%, neste ano, avançando 2,4 pontos percentuais.
Com 82,6 mil registros, a participação da Jeep cresceu 0,6 ponto percentual e passou de 4,9%, em 2019, para 5,5%, neste ano. Foi a maior presença da marca norte-americana no país em sua história.
Dos 10 veículos mais vendidos no Brasil em outubro, quatro foram da FCA: Fiat Strada e Toro e Jeep Renegade e Compass.
O desempenho da Fiat foi expressivo em outubro. As vendas de veículos como um todo caiu 14,9% na comparação com outubro de 2019, mas a Fiat cresceu 11,3% e ganhou 4,4 pontos percentuais. Mais da metade de todas as picapes emplacadas no pais foram da marca. As 17,45 mil unidades somadas da Strada e da Toro representaram 51,4% do segmento.
A Jeep vendeu 12,21 mil veículos em outubro. O Compass, com 6,16 mil emplacamentos, foi o nono na geral, e o Renegade, com 6,04 mil, foi o décimo. No ano, o Renegade tem 42,44 mil emplacamentos e participação de 14,3% no seu segmento. O Compass somou 39,85 mil unidades e participação de 62,4% entre os utilitários esportivos médios.
O Fiat Toro definitivamente é um veículo que mudou a história da Fiat
HERLANDER ZOLA
Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil
Montado na planta de Goiana (PE), o Toro chegou no começo de novembro a 300 mil unidades produzidas.
Lançado em 2016, o modelo, que combina a robustez de uma picape com o conforto e desempenho de um utilitário esportivo, coleciona recordes de vendas ano a ano.