O visual renovado e os novos recursos eletrônicos que facilitaram a condução e aumentaram a segurança são as principais novidades do WR-V 2021. Na versão avaliada, a topo de linha EXL, o crossover compacto traz também nova central multimídia. Rodamos em Porto Alegre e rodovias do litoral gaúcho com o Honda WR-V 2021 EXL que tem preço de R$ 94.700.
A atualização visual reforçou as linhas robustas do crossover. A frente ganhou força com a nova grade de acabamento preto brilhante e barra cromada que separa o grupo óptico redesenhado. Também pelo novo para-choque. Os faróis, luzes diurnas (RL) e auxiliares de neblina são em LED.
Para completar, as rodas de liga leve têm acabamento escurecido, as lanternas traseiras, novo grafismo, e o para-choque aumentou 6,7 centímetros para garantir melhor proteção da tampa do porta-malas. O friso superior da placa segue a mesma cor da carroceria.
A nova frente, mas principalmente os faróis em LED chamaram a atenção da jornalista Priscila Nunes.
Não só pelo efeito visual mas também por melhorarem a visibilidade à noite, principalmente na estrada.
– As modificações deixaram o WR-V mais bonito. Mas é oito ou 80. As pessoas amam ou não gostam mesmo – destacou Priscila.
Tecnologia e segurança
Os conjuntos propulsor e suspensão permaneceram os mesmos, mas a condução foi facilitada e a segurança aumentada com os novos recursos eletrônicos. Os controles de tração e estabilidade, alerta de frenagem de emergência e assistente de partida em rampa fizeram a diferença no WR-V 2021.
– Rodamos em Porto Alegre, na autoestrada Porto Alegre e Osório, e em Santo Antônio da Patrulha para testar o WR-V que se saiu bem. Se as mudanças externas foram poucas e o conjunto propulsor permaneceu o mesmo, o comportamento melhorou e a segurança aumentou - constatou a jornalista.
Na cidade, o crossover Honda repetiu o bom comportamento dos WR-V que já avaliamos. O motor 1.5 flex de 115 cv e força (torque) de 15,1 kgfm com gasolina combinado com o cambio automático continuo variável (CVT) facilitou enfrentar congestionamentos e o anda e para do trânsito pesado. Priscila destacou a utilidade do assistente de partida em rampas.
Na autoestrada, o silêncio foi quase absoluto e o nível de ruído só aumentou em velocidades mais elevadas.
Os novos recursos eletrônicos complementaram a ótima suspensão. Um dos pontos altos do crossover compacto e que o credenciam como aventureiro para trilhas urbanas.
– O comportamento melhorou nas curvas em trechos rápidos, principalmente com a pista molhada como ocorreu durante o teste. Os controles de estabilidade e tração e o alerta de frenagem de emergência ajudaram ao facilitar a condução - justificou Priscila.
Na distância percorrida em torno de 200 quilômetros, dos quais cerca de 80% na estrada em velocidades de 80 km/h e 110 km/h, a média de consumo ficou em torno de 11,9 km/l.
Interior e sofisticação
O novo revestimento interno e detalhes em preto brilhante sofisticaram o interior do EXL. A versão topo de linha é bem completa. Bom espaço na frente, os bancos em couro acomodaram bem condutor e acompanhante.
– A posição elevada de conduzir e ampla área envidraçada permitiram perfeita visibilidade externa. O volante macio, teve respostas rápidas e facilitou a visualização do quadro de instrumentos. Os comandos bem posicionados também foram fáceis de acionar – destacou a jornalista.
A direção elétrica tem regulagem da coluna em altura e profundidade. Volante multifuncional com aletas para troca sequencial de marchas, ar-condicionado digital automático, nova central multimídia com tela de sete polegadas e câmera de ré, controle eletrônico de velocidade e seis airbags estão entre os recursos do EXL.
– Já lembrei várias vezes a importância da conectividade no carro, principalmente na estrada. Testamos a central multimídia interativa com Android Auto e Apple CarPlay. Conectamos o celular e a tela sensível ao toque ajudou na hora da escolha das músicas. Mesmo conhecendo bem os trechos percorridos também testamos a funcionalidade do GPS integrado - disse Priscila.
Conclusão: Os novos recursos eletrônicos resolveram uma deficiência do W-RX que ficou mais seguro e fácil de conduzir. Na rápida avaliação, o conjunto propulsor e suspensão repetiram o bom desempenho de testes anteriores. Os novos assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração e o alerta de frenagem de emergência deixaram o crossover Honda bem mais completo.