A versatilidade da família Strada provou como um veículo pode atender necessidades tão diversas como do trabalho para empresas ao lazer familiar. A nova geração da picape Fiat atualizou e ampliou as qualidades do modelo lançado em 1998 e que por mais de 20 anos lidera o seu segmento. Em agosto, foi o segundo carro mais vendido no país à frente de hatchs compactos de menor custo. Rodamos cerca de 500 quilômetros com uma Fiat Strada 1.4 Endurance Cabine Dupla que tem preço de R$ 74.990 e no modelo avaliado, com todos os opcionais chega aos R$ 82.000.
O visual remete à irmã maior, a Toro. O para-choque e os detalhes pretos contrastam principalmente com o vermelho da carroceria da versão avaliada. O interior acomoda quatro adultos e acompanha as outras versões. Como a jornalista Priscila Nunes lembrou, depois de testarmos a Strada Endurence Cabine Plus e a Volcano, a Endurence Cabine dupla combina detalhes das duas. Cresceu, avançou no conforto, espaço, tecnologia e comportamento.
- Trata-se de um carro que atende às necessidades de quem precisa carregar carga pesada na caçamba e também precisa transportar equipe. Mas claro, com a versatilidade de também atender o lazer - argumentou Priscila.
Design e detalhes
As principais diferenças da versão de entrada cabine dupla em relação à topo de linha foram o conjunto propulsor – o mesmo da cabine plus -, detalhes visuais e, principalmente, o acabamento interno como a jornalista listou.
- Para-choques sem pintura, notamos a ausência de faróis de neblina na Endurance, o nome da versão na faixa lateral e as rodas de ferro de aro 15 polegadas com calotas - .
Novidade como as demais versões que já rodamos, há pouco mais de dois meses no mercado, por onde passamos, o visual agradou, rendeu olhares curiosos e comparações com a Toro.
- Na hora de abastecer, logo o frentista perguntou se era a nova Strada. Confirmamos e ele fez positivo com a cabeça, aprovando o carro. Nas sinaleiras o carro chamou a atenção de quem parava ao lado, principalmente de homens - .
Dimensões e interior
Com 4,480 metros de comprimento, 1,732 m de largura, 1,575 m de altura e distância entre eixos 2,737 m, as dimensões da cabine dupla são semelhantes às da plus. Mas a capacidade de carga é menor, 844 litros e 650 quilos contra 1.354 litros e 720 quilos da cabine plus.
O interior da Endurance Cabine Dupla é próximo ao da Volcane, diferenciado pelos detalhes e opcionais. “O modelo avaliado, com todos os opcionais disponíveis, ficou bem completo” ponderou Priscila, lembrando que o quadro de instrumentos é do Mobi.
- A nova multimídia Uconnect tem tela de 7 polegadas sensível ao toque e comando de voz, interativa com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fios.
Intuitiva, de fácil controle, e ajudou o tempo passar na estrada - , comemorou Priscila .
A Endurance tem coluna de direção com regulagem de altura, direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, protetor de caçamba, iluminação de caçamba e porta-escada de série. Também rodas de aço com pneus 195/65 R15 e calotas.
Nas ruas e estradas
Acostumados com direção de assistência elétrica ou eletro-hidráulica, eu e a Priscila sentimos um pouco o peso da direção em manobras de estacionamento, principalmente em espaços reduzidos. Ainda bem que a câmera de ré e os sensores auxiliaram.
A Strada Cabine dupla tem comportamento semelhante ao da Cabine Plus. Com o condutor e acompanhante, o conjunto propulsor, o mesmo da geração anterior, atendeu as necessidades da picape dentro de suas limitações, mas deverá sentir o peso com a picape carregada.
Os 85 cv de potência e força (torque) de 12,4 kgfm (gasolina) até 88 cv e 12,5 kgfm (etanol) do 1.4 Fire foram bem distribuídos pela transmissão manual de cinco marchas e tração dianteira. A Endurance acompanhou o trânsito na cidade e rodou bem na estrada. As trocas de marchas nem sempre foram suaves e precisas.
Aperfeiçoada, a suspensão traseira melhorou o conforto, a dirigibilidade e a segurança. Como as outras duas versões, rodamos a Endurance Cabine em condições semelhantes no asfalto, paralelepípedo, terra e areia.
- Gostei do comportamento das duas Endurance. Claro que o desempenho da Volcano foi realçado pela maior potência e força do 1.3 Firefly. Os controles de estabilidade e tração, o assistente de partida em rampa e o E-Locker aumentaram a segurança e facilitaram a condução. De todas as cores, a cinza foi a que me agradou mais – justificou a jornalista.
O consumo de gasolina durante o test-drive ficou entre 8,2 km/l a 10,2 km/l na cidade. Na estrada, em velocidade constante, as médias variaram de 12,8 km/l a 13,9 km/l, a 80 km/h, e de 9,9 km/l a 12,6 km/l, a 110 km/h.
Conclusão: A Strada avançou muito em relação à geração anterior. Nas três versões que avaliamos foi sensível a evolução no conforto, segurança e capacidade de carga. A Endurance Cabine Dupla repetiu a versatilidade da Cabine Plus com a vantagem da cabine maior em detrimento da menor capacidade de carga. Como veículo para o trabalho, a capacidade para até cinco ocupantes faz a diferença para empresas e o transporte de equipes.