Os faróis em LED, acabamento interno, central multimídia, câmera de ré, recursos eletrônicos e detalhes como, capota marítima, barras no teto e pneus de uso misto identificam a Strada Volcano 2021. A versão topo de linha é a que mais lembra a irmã maior, a Toro. Rodamos 1.200 quilômetros pelas cidades da Serra e Litoral com uma Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 que tem preço de R$ 79.990 e, incluindo os opcionais, chega a R$ 82.290.
A Volcano é a Strada mais próxima da Toro. O visual destacado pelo faróis em LED e as barras teto, o acabamento mais sofisticado com revestimento em tecido e couro, a tecnologia e o preço se aproximam da picape maior. A jornalista Priscila Nunes lembrou que em relação à Endurance Cabine Plus que já testamos, além do espaço interno, o principal diferencial da versão topo de linha foi o melhor desempenho do motor 1.3 Firefly nas ruas e estradas.
- A Toro serviu de inspiração para a Strada. São bem parecidas de longe e a traseira lembra muito a irmã. O para-choque de linhas esportivas e os faróis de neblina, com protetor dão leveza ao carro. Mas as portas são pequenas comparadas com as da Toro - destacou Priscila.
Dimensões e espaço
Maior, mais comprida, larga e alta. Tem um bom porte para quem tem garagem pequena, inclusive foi ótima para estacionar. Segundo a editora multimídia, quando precisou, a câmera de ré e os sensores de estacionamento ajudaram.
Com 4,480 metros de comprimento, 1,732 m de largura, 1,575 m de altura, a distância entre eixos também cresceu e passou para 2,737 m.
A Volcano tem bom espaço interno, principalmente na frente.
Com a banco traseiro mais alto em relação ao dianteiro melhorou o conforto e acomoda dois adultos e uma criança.
- O espaço para pernas e cabeça no banco traseiro é bom para quem tem até 1,80 m de altura, além do acesso facilitado pelo ângulo de abertura das portas. Todos os assentos tem apoio de cabeça – justifica a jornalista.
A caçamba leva 844 litros ou 650 quilos e Priscila gostou da tampa traseira que ficou mais leve de acionar. Uma mola diminuiu o esforço para abertura e fechamento. Ressaltou que o acesso foi bom e vem protegida com plásticos reforçados, sendo fácil de embarcar carga e travar a capota marítima.
Ruas, estradas e praia
O desempenho do 1.3 Firefly surpreende. Com pouco mais de 1.100 quilos da picape, os 101 Cv e força (torque) de 13,7 kgfm (gasolina) a 109 cv e força de 14,2 kgfm (etanol) garantiram agilidade nas ruas e respostas rápidas na estrada, principalmente acima dos 2.500 giros. “A subida da Serra foi tranquila, a relação de marchas curtas ajudou com trocas precisas”, lembrou a jornalista.
Na autoestrada Porto Alegre-Osorio sobrou potência O câmbio manual de cinco marchas distribuiu bem os 101 cv do motor e, em determinados momentos, como no limite da rodovia de 110 km/k deu a impressão que renderia melhor com uma sexta marcha. A suspensão bem ajustada garantiu conforto sem comprometer a estabilidade. A caçamba, sem carga, só vibrou em velocidades mais elevadas.
A Volcano rodou bem na estrada de terra ou na beira da praia. Na areia fofa bastou acionar o botão do controle de tração com função de bloqueio eletrônico para transferir a força para a roda com maior aderência. Opcionais, os pneus de uso misto 205/55 R16 ATR, que facilitam rodar em qualquer terreno, colaboraram tanto na terra quanto na praia.
Nos 1.200 quilômetros rodados, o consumo médio de combustível foi de 13,2 km/l. Nossos números ficaram próximos aos do Inmetro de 8,4/12,1 km/l na cidade (etanol/gasolina) e 9,4/13,3 km/l na estrada. No trânsito urbano, variou de 9,8 km/l a 12,7 km/l. Em velocidade constante em rodovias, ficou de 13,1 km/l a 14,9 km/l a 80 km/h e de 12,3 km/l a 14,2 km/l a 110 km/h.
Interior e tecnologia
A direção elétrica da Volcano foi valorizada por Priscila, ao fazer a diferença em relação à Strada anterior que testamos, a Endurance Cabine Plus. A posição de dirigir ficou melhor e até as saídas de ar-condicionado foram realocadas.
O volante apenas com regulagem de altura e o quadro de instrumentos são do Mobi. Foi a nova multimídia Uconnect de 7 polegadas que entusiasmou a jornalista, como todo jovem, ligada em tecnologia.
- A central multimídia permitiu o pareamento sem fio com celulares Android Auto e Apple CarPlay. Muito intuitiva, foi fácil de manusear. Como sempre, adorei testar essa parte. Entrei no carro e já conectei o celular com o Spotify. O console central tem base para o celular (importante por um detalhe) e possui alguns porta-copos medianos.
Conclusão:
Cabine dupla, quatro portas e cinco lugares, a Strada Volcano atrai um comprador que não cogitava utilizar uma picape no dia a dia sem levar carga. Como Priscila Nunes argumentou, a Fiat aposta na versatilidade, eficiência, conectividade e segurança da Strada para manter a liderança entre as picapes. A nova geração da Strada ficou devendo a opção de câmbio automático, o que deverá ocorrer no próximo ano, quando chegar o novo motor turbo.