A combinação da esportividade com a robustez para enfrentar qualquer terreno fazem da Storm a opção para o trabalho, lazer e aventura na terra, no barro ou na areia da beira da praia. Com conforto, bom desempenho e segurança, a nova versão intermediária da Ranger compartilha o conjunto propulsor com a XLT e a topo de linha Limited. Rodamos cerca de 500 quilômetros com uma Ford Ranger Storm que tem preço de R$ 150.900.
— Foi um dos maiores carros que já dirigi. Imponente e grande, chama a atenção por onde passa. A curiosidade foi despertada facilmente e as pessoas não foram discretas ao olhar e comentar sobre a picape. Os olhares foram de aprovação, principalmente da ala masculina — destacou Priscila Nunes.
O nome Storm, generoso gravado na grade dianteira sem cromados, chamou a atenção da jornalista. As faixas no capô e nas laterais, alargadores nos para-lamas, estribos e santantônio estendido, todos na cor preta, e as lanternas escurecidas complementam o visual.
— As rodas enchem os olhos. São de 17 polegadas com pintura preta com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus, de uso misto, desenvolvidos especificamente para a picape — complementou a jornalista.
Nas ruas e estrada
Apresentada no Salão do Automóvel de 2018, a Storm foi desenvolvida pela engenharia brasileira. A nova versão manteve sem alterações os aperfeiçoamentos na suspensão e câmbio feitos na linha 2020. O conjunto propulsor, o mesmo da versão topo de linha, combina o 3.2 turbodiesel de 200 cv e força (torque) de 47,9 kgfm com o câmbio automático de seis velocidades e trações 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida.
Na cidade, apesar dos seus 2.230 quilos, a Storm rodou bem acompanhando o fluxo das ruas e principais avenidas.
— Bastou acelerar um pouco para sentir a força e potência do motor 3.2 e a troca suave de marchas do câmbio de seis velocidades.
Confesso que não estava mais acostumada a andar em picapes tão grandes como esta — ponderou Priscila.
Comportado na estrada, o conjunto propulsor atendeu às necessidades da picape. Os 200 cv despejaram força e potência sempre que preciso. Os pneus de uso misto não comprometeram o comportamento, a dirigibilidade ou o nível de ruído, semelhantes aos das versões com pneus para pavimento regular. A diferença ocorreu a partir dos 80 quilômetros hora acompanhando o aumento da rotação do motor e o avanço da velocidade.
A direção elétrica e suspensão garantiram a sensação de perfeito domínio da picape. Na estrada, em trechos sinuosos e velocidades mais elevadas, os freios ABS e os controles de estabilidade e tração ajudaram em velocidades mais elevadas. Na terra e na areia da beira da praia não foi diferente. A aderência foi reforçada pelos pneus mistos.
O consumo de diesel durante a avaliação foi de 7,3 km/l a 9,3 km/l dependendo do fluxo de trânsito na cidade. Já em velocidades constantes de 80 km/h e 110 km/h, as médias ficam entre 12,1 km/l a 10,4 km/l.
— O interior escurecido da Storm combina com os bancos em tecido. Achei legal o quadro de instrumentos configurável com duas telas de 4,2 polegadas. Também o Sync3 com tela de oito polegadas, interativa com Android Auto e Apple CarPlay. Gosto de interagir com sistemas multimídia intuitivos como o da Ranger — enfatizou Priscila.
A Storm tem ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, controle eletrônico de velocidade, sete airbags, assistentes de partida em rampa,de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas e sistema anticapotamento, entre outros itens.
Pelas dimensões da picape, “com mais de cinco metros de comprimento, seria difícil estacionar sem o auxílio da câmera de ré e dos sensores”, comemorou a jornalista.
Priscila lembrou que testamos as outras versões da Ranger e, mesmo sem alguns recursos eletrônicos da Limited, foi a que mais gostou. “A picape é ótima para o praticante de esportes e para quem vai utilizá-la em ambientes fora de estrada, mas, com foco em diversão. Como esse objetivo, também oferece um estilo mais despojado”.
Conclusão
Visual robusto e esportivo, conjunto propulsor da versão topo de linha Limited, a Ranger Storm garante aventura e diversão com conforto e segurança. Para quem gosta de emoções fora-de-estrada, é uma opção que dispensa alguns recursos em beneficio da relação custo/benefício.