A crise provocada pela pandemia do coronavírus comprometeu a economia mundial, bateu forte no Brasil e o setor automotivo foi um dos mais atingidos. Com montadoras paradas e concessionários fechados, a maioria dos fabricantes instalados no país foram obrigados refazerem seus projetos adequados à nova realidade. O Fiat 500e e os Jeep Renagede e Compass híbridos que deveriam ser lançados neste ano, agora só chegarão ao mercado brasileiro em 2021.
A versão elétrica do mítico 500 foi apresentada em março, quando começou a pré-venda de 500 unidades. As vendas começarão nas próximas semanas. A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) havia confirmado a importação do 500e e dos Renegade e Compassa híbridos no segundo semestre. Em transmissão pela internet do jornal o Tempo, de Belo Horizonte (MG), o presidente da FCA América Latina, Antonio Filosa, revelou que pelo impacto criado pela pandemia do coronavírus, a chegada dos três modelos será adiada para 2021.
Filosa confirmou a manutenção dos investimentos previstos de R$ 16 bilhões até 2024 nas unidades brasileiras de Betim (MG) e Goiana (PE) e argentina de Córdoba para o desenvolvimento e lançamento de novos produtos. “Esse investimento está mantido, não será gasto nem um real a menos, mas ele vai ser dilatado no tempo”.
Ícone italiano
A terceira geração do Fiat 500 é totalmente nova. O mítico carrinho ganhou mais espaço, mais tecnologia e novo estilo, mas sempre com a identidade Cinquecento. A autonomia é de até 320 quilômetros (ciclo WLTP) e com o carregador rápido, a recarga da bateria para rodar 50 quilômetros poderá ser feita em cinco minutos.
O 500 passou por leves mudanças visuais, recebeu faróis, lanternas e luzes diurnas em LED e ficou seis centímetros maior (3,63 metros) e dois centímetros na distância entre-eixos (1,69m).
O motor de 118 cv é alimentado por baterias de íon-lítio de 42 kWh. Com carregador rápido de 85 kW, em cinco minutos a recarga permitirá rodar 50 quilômetros e 80% da carga em 35 minutos. Na rede doméstica com 7,4 kW,a carga leva cerca de seis horas. O 500e acelera de 0 a 100 km/h em nove 9 segundos e a velocidade máxima de 150 km/h é limitada eletronicamente.
O 500e tem três modos de condução: Normal, Sherpa – com foco na autonomia limita a velocidade em 80 km/h e desliga o ar-condicionado – e Range utiliza o acelerador para aumentar e reduzir a velocidade.
O pequeno 500e será o primeiro carro da FCA equipado com o novo UConnect 5 de quinta geração com tela de de 10,25 sensível ao toque e por comando de voz. Interativo com Android Auto e Apple CarPlay, conta com internet e wi-fi. O quadro digital de instrumentos tem tela de 7 polegadas.
O 500e terá direção autônoma de nível 2 com controlador eletrônico de velocidade adaptativo, sistemas de frenagem automática e de permanência em faixa e alerta de ponto cego, entre outros recursos de auxílio à condução e aumento da segurança.
Nesta segunda-feira (25) a Fiat divulgou vídeo que mostra três modelos únicos desenvolvidos em parceria com Giorgio Armani, Bvlgari e Kartell, símbolos da excelência italiana no mundo. Os 500e personalizados serão leiloados e renda revertida para as organizações ambientais ligadas ao ator Leonardo Di Caprio,