O conforto, o desempenho e a segurança na cidade ou em qualquer terreno garantiram a liderança do Renegade no disputado segmento dos utilitários esportivo. Os faróis, as luzes diurnas e as lanternas traseiras em LED são as principais novidades do jipe modelo 2020. Rodamos 500 quilômetros com um Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel AT9 4x4 que tem preço de R$ 138.990.
O Renegade é o tipo de carro que permanece atualizado independente do tempo. Os aperfeiçoamentos externos e internos da linha 2019 valorizaram o jipe que pulou da 18ª para a 10ª posição no ranking dos carros mais vendidos no ano passado. Com mais de 68 mil emplacamentos foi o líder do seu segmento.
Atualização
A leve reestilização na frente e a atualização no interior mostraram o avanço em relação aos modelos dos anos anteriores. Como a jornalista Priscila Nunes lembrou, já testamos todas as versões com os diferentes tipos de conjuntos propulsores e acabamentos com destaque para as opções turbodiesel 4x4.
- Em 2015 viajamos com um Renegade diesel ao Chuí, na fronteira com o Uruguai, e o comportamento do jipe foi ótimo.
Também fomos para a Serra, Litoral e Santa Catarina com as opões diesel e flex e sempre o Jeep provou as suas qualidades - , destacou Priscila.
Para a jornalista, externamente o carro mudou pouco em relação a versão anterior, mas a atualização em detalhes como a grade, para-choque,s faróis, luzes diurnas e lanternas em LED reforçaram o visual robusto do Renegade.
No interior, a nova central multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas, sensível ao toque e por comando de voz avançou muito. Interativa com o Apple Carplay (também o Android Auto) permitiu transferir para o carro os aplicativos do celular.
- Considero o funcionamento da multimídia importante e a Uconnect foi ótima. Ficou mais fácil conectar o smartphone para ouvir músicas ou fazer e receber chamadas controlando a ampla tela. Também gostei do novo revestimento em couro, do reposicionamento dos comandos do ar-condicionado e do seletor do sistema de tração – disse Priscila.
Desempenho e conforto
Como nos testes anteriores, a posição elevada de conduzir, a direção elétrica, o volante multifuncional e o ajuste do banco sempre garantiram a sensação de perfeito domínio do veículo. Também sobrou potência para o MultiJet II turbodiesel. Na cidade ou na estrada, o câmbio automático de nove marchas distribuiu bem os 170 cv e a força (torque) de 35,7 kgfm nas quatro rodas.
- Bastou acelerarmos para sentir a resposta do carro. O motor diesel foi silencioso e o nível de ruído acompanhou o aumento das rotações. A troca sequencial de marchas pelas aletras atrás do volante deixou o Renegade mais ágil -.
Na suspensão independente nas quatro rodas, a traseira tipo Multilink fez a diferença ao aumentar o conforto sem comprometer a segurança. Na estrada, em trechos sinonuosos e nos limites de velocidade ocorreu leve balanço da carroceria.
- A suspensão absorveu as irregularidades do asfalto e da terra batida e só vibrou nas situações mais críticas. No paralelepípedo passamos praticamente sem perceber as irregularidades - .
O Renegade repetiu o bom consumo dos testes anteriores. Na cidade, as médias foram entre 10,5 km/l e 12,3 km/l. Na estrada, em velocidade constante, ficaram de 15,3 km/l a 18,1 km/l (80 km/h) e de 13,4 km/l a 15,7 km/l (110 km/h).
- O Jeep Renegade Longitude é um utilitário esportivo ótimo para viagens incluindo trechos fora-de-estrada. Espaçoso por dentro, podemos dar carona para diversos amigos (se não fosse a fase em que estamos com o isolamento social). O porta-malas aumentou um pouco e permitiu acomodar melhorar a bagagem - concluiu Priscila.
Conclusão
O Renegade Longitude 2.0 Diesel AT9 4x4 é bem completo e ótimo para viagens. Os aperfeiçoamentos externos atualizaram o visual e os internos facilitaram a condução. Bom na cidade, como modelos diesel e tração 4x4, é importante avaliar a relação custo/ benefício que será melhor para quem roda muito e gosta de aventuras radicais.