Uma das picapes mais desejadas pelos picapeiros, a Ram 2500 foi reformulada. Ficou mais sofisticada, potente e ganhou novos recursos eletrônicos que aperfeiçoaram o conforto, facilitaram a condução e aumentaram a segurança. Importada dos Estados Unidos em versão única, a nova Ram 2500 Lamarie chegou aos concessionários com o preço sugerido de R$ 289.900.
O design da Nova 2500 foi aperfeiçoado. O visual ficou ainda mais robusto. Valorizou o capô marcado por vincos, a grade dianteira, conjuntos óticos com LED na frente e atrás, para-choques, para-lamas, caixas das rodas, rodas, emblemas, retrovisores, tampa traseira e antena, agora de teto, do tipo barbatana.
Na traseira, a inscrição “RAM” salta aos olhos, substituindo o símbolo da cabeça do carneiro, que continua sendo aplicado nas rodas e em vários pontos da cabine.
Interior e acabamento
O interior conta com revestimento de couro com partes perfuradas e detalhes em Alcântara nas cores preto ou combinação de marrom com bege. O quadro de instrumentos tem tela de TFT de 7 polegadas colorida e configurável. Os bancos dianteiros tem regulagens elétricas para o assento e encosto. Os pedais de acelerador e freio também têm ajustes elétricos.
A Ram 2500 traz quarta geração do multimídia da FCA Uconnect 4C 12 NAV. A tela de 12 polegadas pode dividir a imagem em duas para operações diferentes, como os comandos do ar-condicionado e do navegador GPS integrado. O sistema é interativo com Android Auto e Apple CarPlay. O áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, conta com cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao encontrado nos fones de ouvidos mais sofisticados.
As câmeras 360° mostram a visão aérea em torno da picape a partir das imagens de quatro câmeras. Uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba. O que dá ao condutor noção espacial, fundamental para um veículo com 6,06 metros de comprimento e 2,12 m de largura. A câmera da caçamba permite o monitoramento da carga ou reboque e a imagem pode ser aumentada com zoom.
O amplo console central tem espaços para guardar até um laptop de 15 polegadas, três celulares ou um tablete, dois porta-copos móveis, tomada 110 volts, cinco portas USB (duas de carregamento rápido) e leitor de CD e DVD. O banco traseiro bipartido tem saídas de ar-condicionado, tomada 110 volts e quatro portas USB, sendo duas do tipo C.
Tecnologia e segurança
A Ram 2500 Laramie tem seis airbags, controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, alerta de tráfego traseiro cruzado com aviso sonoro da movimentação de veículos passando por trás do veículo. Também detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas visuais nos espelhos retrovisores ou sonoros.
Os retrovisores externos horizontais também podem ser colocados na vertical e são rebatíveis eletricamente. Cada retrovisor um tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes que permitem maior campo de visão.
O estrutura do chassi da Ram 2500 tem 98,5% de aços de alta resistência, o que aumentou a rigidez do conjunto e a redução do peso do veículo. As suspensões e os freios a disco nas quatro rodas também foram aperfeiçoados com melhor comportamento dinâmico com a picape carregada ou vazia.
Aperfeiçoado, o motor turbo diesel da Cummins de 6.7 ganhou mais 35 cv de potência e força (torque) de 6,7 kgfm e agora tem 365 cv e 110,7 kgfm. O câmbio automático de seis velocidades foi otimizado para trocas mais suaves e baixos ruído, vibração e aspereza. Comando eletrônico no painel permite selecionar as trações 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida. O diferencial traseiro é antideslizante.