As modificações na frente reforçaram o visual robusto da Ranger 2020. A suspensão, a transmissão e o conforto interno também foram aperfeiçoados. Nos 600 quilômetros que rodamos com a picape média Ford, os destaques foram a suspensão mais macia e os recursos de assistência à condução, que aumentaram a segurança e reduziram os riscos de acidentes. A Ford Ranger 2020 Limited 3.2 4x4 automática tem preço de R$ 188.990.
Os aperfeiçoamentos na suspensão melhoraram a condução e o conforto. A Ranger rodou mais macia e as modificações na barra estabilizadora, molas e amortecedores absorveram as irregularidades do pavimento. A vibração da carroceria foi reduzida mesmo sem carga na caçamba.
A jornalista Priscila Nunes, que já conduziu versões anteriores da Ranger, inclusive com motorização flex, destacou o desempenho do conjunto mecânico, o conforto interno e os recursos eletrônicos de conforto e segurança com equipamentos exclusivos no segmento.
— Gostei da suspensão mais macia que melhorou o conforto, principalmente nas ruas de paralelepípedo e nas estradas de terra. Testamos os diversos recursos eletrônicos que facilitaram a condução e funcionaram perfeitamente bem — disse a jornalista.
Apesar dos 2.600 quilos da Limited, sobrou potência. Os 200 cv e força (torque) de 47.9 kgfm do motor 3.2 diesel foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades. O conjunto atendeu bem as necessidades da picape nas ruas e estradas. Permitiu ultrapassagens rápidas e seguras, mas foi um pouco lento nas arrancadas.
Comportamento e tecnologia
Na estrada, além dos controles eletrônicos de estabilidade e tração e de velocidade adaptativo, que mantém a distância do veículo à frente, os sistemas de permanência em faixa e autônomo de frenagem com detecção de pedestres facilitaram a condução e garantiram a segurança nos trechos mais sinuosos. A picape tem ainda frenagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e partida em rampa, entre outros.
Os faróis baixos de xenon e os altos com regulagem automática garantiram perfeita visibilidade sem ofuscar o condutor do veículo no sentido contrário.
A picape conta ainda com monitoramento individual da pressão dos pneus. Acesso por aproximação, o interior revestido em couro tem bom acabamento e o nível de ruído foi mínimo na estrada. O quadro de instrumentos configurável com duas telas de 4,2 polegadas mostrou diversas informações que programamos. O volante é multifuncional e o ar-condicionado digital, automático de duas zonas.
A multimídia, com tela de oito polegadas sensível ao toque e por voz, é integrada ao Sync 3 e interativa com o Android Auto e Apple CarPlay. Mostra as imagens da câmera de ré, do navegador e aplicativos e conta com rádio CD/MP3 player, entrada USB e Bluetooth. A Limited tem ainda sete airbags.
— Meu pai já teve uma Ranger V6 2007. De lá para cá foi nítida a evolução tecnológica e modernidade a cada novo modelo. Lembro que a versão era simples e vinha com cortina nos vidros. Hoje, a Ranger vem com os mesmos avançados recursos eletrônicos dos carros de passeio — contou a jornalista.
Priscila lembrou que antigamente "nem imaginávamos como funcionariam os atuais alerta de colisão frontal ou o controle de velocidade adaptativo e os sistemas de manutenção de faixa, leitura de sinais ou de farol alto automático, entre outros."
Conclusão
Versão top de linha, a Ranger 2020 3.2 Limited é bem completa e traz avançados recursos eletrônicos de conforto e segurança, nem sempre presentes nos concorrentes. Apesar das dimensões, é fácil de conduzir na cidade e, na estrada, ignora dificuldades como a terra, lama e areia da beira da praia.
* Com Priscila Nunes / Especial