Visual agradável, espaço adequado e comportamento compatível com os concorrentes do seu segmento, o Tiggo 7 mostra a rápida evolução da marca e dos carros montados no país pela Caoa Chery. O acabamento, os recursos e os detalhes internos acompanham os padrões de qualidade dos utilitários esportivos nacionais. O Caoa Chery Tiggo 7 custa de R$ 106.990, na versão T a R$ 116.990, na TXS.
A construção da marca com veículos de qualidade e preço justo foi a proposta da Caoa ao assumir a chinesa Chery, garantiu seu principal executivo Marcio Alfonso. Destacou o trabalho realizado e o novo conceito de modernidade aplicado nas lojas para mostrar e valorizar o produto.
Alfonso lembrou que os 3.700 veículos vendidos pela marca em 2017 dobraram para 8.640 em 2018 e saltarão para 38 mil até dezembro. A participação no mercado doméstico crescerá de 1,58% para 1.7%. As atuais 61 concessionárias serão 110 no final do ano.
Para o executivo, mais importante do que o volume é a participação dos cinco produtos em segmentos diferenciados. As fábricas de Jacareí (SP) e Anápolis (GO) têm capacidade de produção de 20 mil veículos cada uma. A previsão inicial é de vender 400 unidades por mês do Tiggo 7,
A tropicalização do Tiggo 7, desenvolvida pelas engenharias brasileira e chinesa, envolveu o conjunto propulsor,a suspensão e a direção, entre outros componentes.
A injeção de combustível, por exemplo, é nacional, da Bosch.
O motor do Tiggo 7 é o mesmo do Tiggo 5X e do Arrizo 5. Quatro cilindros 1.5 turbo flex de 147 cv (gasolina) a 150 cv (etanol) e força (torque) de 21,4 kgfm. Atua combinado com o câmbio automático de dupla embreagem e seis velocidades da alemã Getrag e fabricado na China.
O utilitário esportivo médio da Caoa Chery tem 4,505 metros de comprimento, 1, 837 m de largura e 1,670 m de altura. A distância entre-eixos é de 2.670 m. O porta-malas leva 414 litros de bagagem até a altura dos vidros, e 1.100 litros com o encosto do banco traseiro rebatido.
As duas versões têm acesso por aproximação, partida por botão start/stop, volante multifuncional, quadro de instrumentos com tela digital de 4,8 polegadas (computador de bordo), multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque e interativa com o Apple Car Play e Google Android Auto, entradas USB no console central e atrás.
Também ar-condicionado digital com saídas de ar para os ocupantes de trás, comandos elétricos de retrovisores (aquecidos), vidros e portas, controle de temperatura e pressão individual dos pneus,Isofix para fixação de cadeiras infantis.
Caoa Chery TIGGO 7 2019
T - R$ 106.990
Bancos revestidos em tecido, airbags frontais,freio de estacionamento elétrico autohold, controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas, sensor de chuva, acionamento automático dos faróis, luzes diurnas (DRL) em LEDs, faróis de neblina direcionais, rodas de liga leve 17”.
TXS – R$ 116.990
Acrescenta bancos revestidos em couro (o do condutor com ajuste elétrico), ar-condicionado digital de duas zonas, câmera de ré e 360º, teto panorâmico, seis airbags (frontais, laterais cortina), seis alto-falantes, luz ambiente vermelha, iluminação externa que projeta o nome Tiggo no chão embaixo dos retrovisores externos.
Nas ruas e estradas
O Tiggo 7 foi bem nos 200 quilômetros que percorremos com a versão top pelas ruas de São Paulo e estradas do interior até Cabreúva. O acabamento interno com revestimento em couro, detalhes cromados e em preto brilhante chamaram a atenção.
Sobrou espaço para os três jornalistas que conduziram o Tiggo. O ajuste do volante e do banco envolvente facilitaram a condução. A direção, quadro de instrumentos, central multimidia, saídas do ar-condicionado e as costuras formam um conjunto harmônico.
Os 147 cv (gasolina) a 150 cv (etanol) garantiram acelerações e retomadas de velocidade adequadas. Nas estradas com limite de velocidade de 120 km/h, bastou pisar no acelerador que ainda ficou com boa folga.
O ótimo câmbio de dupla embreagem funcionou suave e discretas trocas de marcha. O nível de ruído interno foi baixo tanto na cidade quanto na estrada. A suspensão macia favoreceu o conforto nas boas rodovias paulistas.
Viagem a convite da Caoa Chery