Um novo recall envolvendo os airbags da Takata no Brasil foi anunciado nesta quinta-feira (24). São 379.689 unidades dos Toyota Hilux, SW4, Corolla, Fielder e Etios produzidos entre 2004 e 2017.
Os modelos Toyota chamados são equipados com os airbags Takata, conhecidos como airbags mortais, que já envolveram mais de 100 milhões de veículos em todo o mundo, no maior recall da história da indústria automotiva. No Brasil, 11 montadoras com modelos nacionais e importados já recorreram ao recall dos airbags da marca japonesa nos últimos anos.
Os airbags podem expelir fragmentos metálicos contra os ocupantes por problemas no deflagrador, sistema responsável por inflar as bolsas. A exposição do veículo ao calor intenso, grandes variações de temperatura ou alta humidade do ar pode potencializar a degradação do deflagrador.
Os proprietários das unidades participantes devem entrar em contato com uma concessionária Toyota para agendarem a inspeção e o reparo dos veículos. Os atendimentos terão início na próxima segunda-feira (28).
Veja o veículo, o tipo do airbag envolvido, a data de fabricação e o número do chassi