Com Priscila Nunes / Especial
O novo conjunto propulsor – motor Dragon de três cilindros 1.5 e o câmbio automático de seis velocidades – faz a diferença na versão topo de linha do Ka Sedan 2019. O compacto Ford teve modificações visuais na grade e para-choque, ganhou novos recursos eletrônicos e rodas de liga leve com pneus 195/55 R15. Rodamos cerca de 600 quilômetros com um Ford Ka 1.5 Titanium 2019 AT que custa R$ 70.790.
Os aperfeiçoamentos permitiram ao Ka Sedan 1.5 Titanium AT enfrentar os principais concorrentes do seu segmento com câmbio automático: Fiat Cronos, Honda City, Volkswagen Virtus e Toyota Yares. Até mesmo do seu irmão Fiesta Sedan. As características e a faixa de preços de todos são próximos.
A jornalista Priscila Nunes destacou os equipamentos e a segurança do Ka Sedan 2019 como “acesso por aproximação, partida por botão e o único do seu segmento com seis airbags”.
O novo motor de três cilindros 1.5 com duplo comando de válvulas variável, 128 cv e força (torque) de 15,3 kgfm (gasolina) a 136 cv e força de 15,8 kgfm (etanol) faz a diferença. Combinado com o câmbio automático de seis velocidades sobra potencia nas ruas e estradas. O conjunto propulsor é praticamente o mesmo do EcoSport. A vantagem é que o Ka pesa menos, 1.135 quilos.
- O conforto nas ruas foi facilitado pelo câmbio automático que reduziu o esforço da constante troca de marchas no trânsito congestionado. A suspensão recalibrada ajudou e absorver pequenas irregularidades do pavimento, lombadas e quebra molas, – lembrou a jornalista.
Na estrada, o 1.5 atende bem as necessidades do sedã. O comportamento melhorou muito em relação ao antigo motor com respostas rápidas e trocas de marchas praticamente imperceptíveis.
O acionamento por botão na palanca desestimulou o uso sequencial.
A direção com assistência elétrica progressiva facilitou o comando do Ka, inclusive nas manobras de estacionamento. "O sistema endureceu acompanhando a velocidade e, junto com a nova suspensão e controles de estabilidade e tração, garantiu o controle do sedã mesmo em trechos sinuosos e velocidades mais elevadas, complementou Priscila.
O consumo de combustível foi compatível com o desempenho do Ka Sedan. Na cidade, as médias ficaram entre 9,9 km/l a 11,9 km/l conforme o fluxo.
Na estradas, em velocidades constantes, as médias foram de 13,3 km/l a 15,1 km/l a 80 km/h e de 12, 8 km/l a 14,5 km/l a 110 km/l.
O aumento da rigidez torcional com o uso de aços especiais de alta resistência estampados a quente também reduziu a vibração e o nível de ruído interno.
Também colaborou o revestimento com novos materiais absorventes.
Com 4,28 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,53 m de altura e distancia entre eixos de 2,49 m, o Ka sedã acomoda bem os ocupantes do banco dianteiro.
Atrás, também dois adultos e uma criança. Os bancos mais verticais aumentaram o espaço.
Os três passageiros do banco traseiro contam com apoio de cabeça e cintos de segurança de três pontos.
Acesso por aproximação e partida por botão, a direção elétrica, o volante e o banco do condutor têm ajuste de altura. Priscila gostou do revestimento interno em couro embora predomine plástico como os modelos do seu segmento. Traz também ar-condicionado, rádio, computador de bordo, controle eletrônico de velocidade e viva-voz Bluetooth
A central multimídia Sync 3 com tela 6,5 polegadas sensível ao toque e ao comando de voz, é interativa com os sistemas Android Auto, AppLink e Apple CarPlay. Com duas entradas USB de carregamento rápido, mostra também as imagens da câmera de ré. "A conexão com o CArPlay foi rápida e até usarmos o Waze", enfatizou Priscila.
Quadro de instrumentos analógicos, o Ka Sedan tem sensor de estacionamento, retrovisores, vidros e travas das portas tem acionamento elétrico.
O compacto Ford conta ainda com Isofix para fixação de cadeirinha de criança.
Conclusão: Bem completo, bom conjunto propulsor e o conforto do câmbio automático, o Ka Sedan é um compacto familiar para o uso na cidade e viagens no final de semana com porta-malas de 445 litros. A relação custo benefício fica na faixa dos principais concorrentes do seu segmento