Com Priscila Nunes / Especial
Renovado, com aperfeiçoamentos externos e internos, o Golf Variant é um típico carro familiar com avançada tecnologia de conforto, condução e segurança. Um dos poucos modelos do seu segmento, é ideal viagem com amplo espaço interno e generoso porta-malas. O Volkswagen Golf Variant 1.4 Highline 250 TSI Total Flex custa a partir de R$ 113.490.
Os novos faróis, auxiliares de neblina, iluminação diurna (DRL) e lanternas em LED e os para-choques dianteiro e traseiro redesenhados são as principais modificações do Variant. No interior, o revestimento em couro com detalhes em preto brilhante e aço, iluminação ambiente e a central multimídia Discover Media completam os aperfeiçoamentos.
O bom desempenho do conjunto propulsor, apesar dos quase 1,5 mil quilos, permitiu ao Golf Variant enfrentar tranquilo ruas e estradas. Com o modelo topo de linha, o Highline completo, incluindo os opcionais disponíveis, rodamos cerca de 800 quilômetros.
Montado em Puebla, no México, o Golf Variant utiliza a plataforma modular MQB, a mesma do Polo e do Virtus. O conjunto propulsor também é o mesmo do hatch e do sedã brasileiros nas versões topo de linha que permite troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante.
Os 150 cv e força (torque) de 25,5 kgfm foram bem distribuídos nas rodas dianteiras pelo câmbio automático de seis velocidades. Respostas rápidas, os recursos eletrônicos ajudaram e o Golf Variant entusiasmou quem gosta de station-wagon, cada vez mais raras no mercado brasileiro.
O consumo de combustível foi compativel considerando o peso do Golf Variant. O Inmetro indica médias de 11,3 km/l na cidade e de 13,1 lm/l na estrada com gasolina. Nos testes fizemos médias de 9,7 km/l a 11,6 km/l na cidade e de 12,7 km/l a 14,6 km/l na estrada em velocidades constantes de 80 km/h a 110 km/h.
A jornalista Priscila Nunes também rodou com o Golf Variant e destacou o bom desempenho. Na cidade, apesar das dimensões avantajadas, não teve problemas na condução do Variant, mesmo no trânsito congestionado.
- A direção elétrica progressiva com respostas diretas e a suspensão bem ajustada facilitaram a movimentação nas ruas, às vezes ruins. Absorveram as irregularidades do pavimento e enfrentaram buracos e lombadas sem dificuldades. Apenas os pneus reverberaram no paralelepípedo.
Na estrada, a station flutuou. O controle adaptativo de velocidade e distância e o monitoramento frontal (Front Assist) facilitaram a condução. Na BR/290 entre Porto Alegre/Osório e na Estrada do Mar, até Capão da Canoa, mantiveram a velocidade e a distância programadas em relação ao carro da frente.
- No risco de colisão, os dois sistemas combinados alertaram o condutor e pararam o carro. Nas curvas mais acentuadas, foi a vez dos controles de estabilidade e tração atuarem. Para completar, o auxílio do assistente de partida em rampa - enfatizou a jornalista.
Com 5,562 metros de comprimento, 1,799 m de largura, 1,468 m de altura e distância entre eixos de 2,635 m, a station acomodou bem cinco ocupantes. O espaço da frente é ótimo e o do banco traseiro, bom. Levou tranquilo três adultos. Para a bagagem. sobram ainda de 605 litros a 1.620 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Os ajustes da coluna de direção (altura e profundidade) e do banco (altura, distância e reclinagem) garantiram a posição ideal para dirigir na estrada, mesmo em distâncias mais longas.
O acesso por aproximação e a partida por botão, o volante multifuncional de base reta facilitou a visibilidade do quadro de instrumentos. O Golf Variant tem bancos revestidos em couro, ar-condicionado automático digital de duas zonas, central multimídia Composition Media com tela de oito polegadas sensível ao toque e interativa aos sistemas Android Auto, Apple Carplay e MirrorLink.
- Gosto e estou acostumada com carros pequenos, mas me senti bem dirigindo o Golf Variant. A ampla área envidraçada garantiu perfeita visibilidade externa. A câmera de ré e os sensores dianteiros e traseiros ajudaram nas manobras de estacionamento em vagas abertas – comentou Priscila.
Retrovisores externos rebatíveis e monitoração da pressão dos pneus, o Golf Variant conta com sete airbags – frontais, laterais, de cortina e joelho do condutor.
A jornalista destacou a iluminação ambiente e a praticidade dos sensores de chuva e crepuscular.
O teto solar panorâmico garante ótima iluminação externa, está entre os opcionais e custa R$ 4.800. Também opcional, as rodas de 17 polegadas acrescentam R$ 2.450.
O pacote Premium custa R$ 9.990 e traz diversos recursos de conforto e segurança.
Central Discover Media, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência com monitoramento frontal, detector de fadiga, sistema de proteção pró-ativa dos passageiros, faróis de LED com ajuste de altura, farol alto automático, ajustes elétricos com apoio lombar no banco do motorista e assistente de baliza automática.
Conclusão: O Golf Variant, um dos raros sobreviventes do seu segmento, é um ótimo veículo familiar para viajar. Bem completo, traz diversos recursos eletrônicos opcionais que aumentaram o conforto, facilitaram a condução, reforçaram a segurança, mas levaram o preço para R$ 128 mil, o que prejudica sua competitividade, em especial, na relação com os utilitários esportivos.