O conjunto propulsor, a suspensão, freios, rodas e pneus, sistema de escape, recursos eletrônicos, componentes externos e o interior exclusivo identificam o novo Mini John Cooper Works Countryman ALL4. O maior dos pequenos Mini conta com avançada tecnologia de conforto e segurança. Os faróis são Full LED direcionais. Com cinco lugares, o compacto britânico pode ser equipado com dois pacotes. Um de assistência ao estacionamento e outro com central multimídia com sistemas de navegação e de som integrados. O Mini John Cooper Works Countryman ALL4 custa a partir de R$ 213.950.
O motor de quatro cilindros 2.0 turbo de 231 cv e força (torque) de 35 kgfm é o mais potente da icônica marca britânica e atua com a transmissão automática Steptronic de oito velocidades e tração integral ALL4. Com relações curtas, a troca sequencial de marchas pode ser feita por aletas atrás do volante.
A suspensão e os freios Brembo são esportivos e as rodas de liga leve de 19 polegadas equipadas com pneus runflat. O sistema de escape esportivo tem saídas duplas e cromadas. Componentes externos melhoram a aerodinâmica e as amplas entradas de ar favorecem a refrigeração. A cabine foi desenvolvida para o modelo que conta com assentos esportivos John Cooper Works.
O desempenho em situações extremas, é compatibilizado pela suspensão com ajuste eletrônico de amortecimento, potência do motor, distância entre-eixos, a posição elevada em relação ao solo e o baixo centro de gravidade. O sistema de freios Brembo traz discos de pinça fixa e quatro pistões nas rodas dianteiras. Na cor vermelha e o logotipo John Cooper Works impresso.
O novo Mini conta com direção Servotronic, controles de tração dinâmico (DTC), de bloqueio eletrônico do diferencial (EDLC) e de Performance. O câmbio tem controle de largada que garante maior aderência no momento de partida. A tração integral ALL4 aumenta a performance e a dirigibilidade no asfalto e também a estabilidade em situações adversas.
O Mini Driving Modes permite configurar o veículo de acordo com as preferências do condutor por botão instalado no painel. São três opções: Sport, Mid e Green que alteram o comportamento do acelerador, direção, som do motor, câmbio e pressão dinâmica da suspensão. No modo Sport, a calibragem dos amortecedores favorece à condução dinâmica, o Mid proporciona maior conforto e o Green é voltado para o consumo de combustível.
A marca britânica garante que o alto desempenho do novo Mini decorre da experiência nas pistas. O John Cooper Works Countryman ALL4, conforme dados do fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega a velocidade máxima de 234 km/h.
Com 4,299 metros de comprimento, 1,822 m de largura, 1,557 m de altura e 2,670 m de distância entre-eixos, a esportividade da nova versão e destacada por detalhes, em especial o pacote de componentes aerodinâmicos John Cooper Works. A carroceria dispõe de oito opções de cores e as tradicionais faixas pretas sobre o capô e nas laterais. O teto pode vir em preto combinado com as cores vermelho e vermelho Chili.
Espaço para cinco ocupantes, o interior esportivo é valorizado pelo volante multifuncional, assentos John Cooper Works com apoios de cabeça integrados, painel e teto revestidos em couro Alcântara que remetem a sensação de um carro de corrida. Também sistema de áudio Hi Fi Harman/Kardon e MINI Connected XL.
Como opcional, o Mini Countryman pode ser equipado com Pacote Parking, dotado de assistência de estacionamento e sensor de obstáculos dianteiro. Ou Pacote Wired, que inclue tela multimídia sensível ao toque de oito polegadas, com HD de 20 Gb, MINI Touch Controller, sistema de navegação Mini Professional e Bluetooth, entre outros. O John Cooper Works Countryman ALL4 traz ainda o Mini Find Mate que localiza utensílios conectados ao dispositivo, como chaveiros e cases, malas, entre outros.