Resende
A nova família de caminhões leves Delivery, projetada, desenvolvida e fabricada no Brasil, chegará ao mercado nacional em outubro e, um mês depois, no México. A partir de 2018 o Delivery estará em mais de 30 países, com montagem na África do Sul e possivelmente na Índia e Oriente Médio. O maior investimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) dos últimos anos no país superou R$ 1 bilhão e exigiu cinco anos de trabalho. A montadora pretende vender 100 mil unidades por ano no mercado mundial num futuro não distante.
As seis versões do Delivery 2018 de 3,5 a 13 toneladas, serão montadas sobre uma nova plataforma global de caminhões leves da Volkswagen.
Com a identidade visual da marca alemã, o conforto, a segurança e a tecnologia de veículos de passeio, os preços dos novos Delivery deverão ser divulgados na Fenatran, em outubro. Para produzir a nova família Delivery, a fábrica de Resende (TJ) foi ampliada, recebeu novos robôs para a estruturação da cabine e teve a atualização da linha de montagem para acompanhar as configurações dos diversos modelos.
Para fidelizar o cliente, a nova geração do Delivery foi projetada para oferecer mais carga, melhor preço e menor custo operacional com o conforto de um automóvel e a robustez de um caminhão. Também para cobrir novos nichos no segmento de comerciais leves abaixo de cinco toneladas e atender às limitações das normas, em especial peso e tamanho, para veículos de carga rodar nas cidades.
O novo Express – considerado um veículo urbano de carga - promete ser um dos modelos mais vendidos da nova família VW Delivery pela facilidade de rodar nos centros das cidades. O caminhão leve remete às características de uma picape e pode ser dirigido por motoristas com carteira habilitação (CNH) da categoria B – a inicial para condução de automóveis e utilitários. Com Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 toneladas, leva uma tonelada de carga, responderá por cerca de 35% das vendas da família Delivery e deverá custar o mesmo preço das picapes mais sofisticadas.
O visual do Delivery 2018 foi atualizado com detalhes que identificam os veículos de passeio Volkswagen. As linhas limpas mais arredondadas em relação ao modelo anterior são destacadas pelos faróis retangulares, iluminação diurna em LED, grade com barra cromada, para-choque na cor da carroceria e faróis auxiliares de neblina integrados e defletores de ar. Além mais aerodinâmica, a cabine ficou 10% mais leve em relação à anterior.
O desenho interno da cabine buscou combinar o conforto, a racionalidade e a segurança para reduzir o desgaste do motorista e passageiro. Todo novo, o interior foi projetado para acomodar condutor e dois acompanhantes.
O volante possui quatro raios e o quadro de instrumentos lembra o dos carros de passeio da VW com mostradores grandes de fácil visualização e leitura. Os bancos tem revestimento em tecido resistente e hidro-repelente que não mancham. O encosto do banco central dobrável, serve de mesa e apoio para o motorista.
Diversos porta-objetos foram distribuídos pela cabine. O Delivery tem entre itens de série e opcionais volante com ajuste de altura e profundidade, preparação para climatizado, ar-condicionado, sistema de som, acionamento elétrico dos retrovisores, vidros e travas das portas, controle eletrônico de velocidade, faróis de neblina, conector de ar para limpeza da cabine e airbag duplo frontal.
O Express, a versão de entrada da família Delivery 2018, é considerado um VUC (Veículo Urbano de Carga) e pode rodar em zonas onde a circulação de caminhões é proibida. Na configuração de 3,5 toneladas sai de fábrica com motor ISF Cummins de 2.8 de 150 cv e força (torque) de 36.6 kgfm que atua com o câmbio manual de seis marchas.
O Delivery 4.150 – quatro toneladas - conta com o mesmo conjunto propulsor com a tecnologia EGR de pós-tratamento e recirculação dos gases de exaustão, que dispensa o uso do aditivo ARLA.
Na faixa intermediária o Delivery 6.160 – seis toneladas - traz motor 2.8 de 160 cv e força de 43,8 kgfm e câmbio manual de seis marchas.
O Delivery 9.170- nove toneladas -conta com motor ISF Cummins de 3.8 de 165 cv e força (torque) de 61 kgfm e transmissão manual de seis marchas.
Os Delivery 11.180 – 11 toneladas - e 13.180 – 13 toneladas – recomendados para transporte de carga rodoviário de curta e média distâncias, são equipados com o motor ISF 3.8 de 175 cv e força 61 kgfm e transmissão de seis marchas.
Os modelos 9.170, 11.180 e 13.180 terão em breve a opção do câmbio automatizado.
Veja mais fotos do Volkswagen Delivery 2018
Viagem à convite da Volkswagen Caminhões e Ônibus