Com Priscila Nunes
Rio de Janeiro
Robusto, maior e mais potente, o Q5 avançou no design, no interior e na tecnologia. Na segunda geração, o visual do utilitário esportivo médio remete ao modelo maior, o Q7. Com mais de 1,6 milhão de unidades vendidas desde o seu lançamento, o modelo traz novo conjunto propulsor com destaque na tração quattro ultra, mais eficiente, e que atua sob demanda. Com três versões, todas com o motor 2.0 TFSI a gasolina de 252 cv e câmbio de dupla embreagem de sete velocidades, o Audi Q5 2.0 custa a partir de R$ 249.990
O novo Q5 cresceu mas ficou 50 quilos mais leve com o uso de alumínio e de aços de alta resistência em relação a geração anterior. A rigidez torsional aumentou 20%. Direção eletromecânica, o Q5 conta com seis modelos de condução selecionados pelo Audi drive select: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual.
Todas as versões são equipadas com o motor de quatro cilindros 252 cv e força (torque) de 37,7 kgfm que atua com a transmissão S tronic de dupla embreagem, sete velocidades e troca sequencial de marchas e tração quattro ultra. A tecnologia ultra distribui a força de acordo com a necessidade e desengata o eixo traseiro quando não necessária, o que reduz o consumo de combustível. Conforme a Audi, o Q5 acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chega a velocidade máxima de 237 km/h.
Visual atualizado, as linhas horizontais deixam a impressão que o Q5 é mais largo. A grade em 3D separa os faróis de xênon ou full LED enquanto vincos e o teto inclinado marcam as laterais. Na traseira, lanternas também em LED e escapamentos integrados ao difusor.
Por dentro, sofisticado acabamento em cinza ou preto, com materiais emborrachados e texturizados e detalhes cromados e em cinza. Conforme a versão, bancos com ajustes elétricos e memória, volante multifuncional e ar-condicionado automático de duas ou três zonas, tela de 12,3 polegadas do quadro de instrumentos digital programável para predominância do sistema tradicional (velocímetro e conta-giros) ou do mapa de navegação. O porta-malas leva de 550 litros a 1.550 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O Q5 traz dois pacotes de opcionais com recursos de condução autônoma para a versão topo de linha. O primeiro conta com alerta de ponto cego em manobras de ré e preparação para impactos traseiros.
Versões e preços
Audi Q5 2.0 TFSI
Attraction – R$ 244.990
Volante multifuncional, bancos em couro com ajustes elétricos, ar-condicionado automático, computador de bordo com display colorido, controle eletrônico e limitador de velocidade, sistemas Audi drive select, connect e smartphone interface, navegação por GPS, câmera de ré, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro) de luz e de chuva, monitoramento da pressão dos pneus, faróis com ajuste automático de altura e auto hold. Rodas de liga leve de aro 18.
Ambiente – R$ 274.990
Acrescenta partida por botão, bancos dianteiros esportivos, o do motorista com memoria, virtual cockpit, ar-condicionado de três zonas, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free, assistente de estacionamento. Rodas de liga leve de aro 19
Ambition - R$ 292.990
Topo de linha, traz ainda luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos. Rodas de liga leve de aro 20.
Nas ruas e estradas
Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m, o Q5 acomoda bem condutor e acompanhante na frente e dois adultos e uma criança atrás. Com a versão Ambition, rodamos 80 quilômetros entre o Centro Olímpico e Grumari, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A direção elétrica é precisa, os 252 cv distribuídos pelas sete velocidades do S-ptronic atendem as necessidades do utilitário esportivo de 1.720 quilos. No interior, baixo nível de ruído. Com cinco links, a nova suspensão absorveu bem as irregularidades do pavimento, do paralelepípedo e da terra batida. A movimentação do final de tarde não comprometeu a avaliação do Q5, principalmente na rodovia que leva a Grumari e que permitiu sentir o bom comportamento do conjunto propulsor.
Para a jornalista Priscila Nunes,a segurança e a comodidade são os pontos fortes do Q5, que agora cresceu e ficou ainda melhor.
- Saímos em comboio com o Audi Q5. Em cada carro com dois a três jornalistas. Pena que o tempo estava chuvoso no Rio, pois durante o teste passamos por belas praias, andando por Pontal até Grumari. Do Leme ao Pontal? Me lembrou a música do Tim Maia. Mas dessa vez, foram 80 km de test-drive.
A jornalista destaca a parada em Barra de Guaratiba, no Sítio Roberto Burle Marx, que é um Centro de Estudos de Paisagismo, Botânica e Conservação da Natureza. O local é hoje uma unidade especial vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
- No ponto de vista feminino, a potência e a sofisticação do Q5 é pra ninguém botar defeito. Na parte interna, bancos em couro confortáveis e modernidade no volante. A central multimídia ajudou na condução durante o trajeto. A cor azul marinho chamou a atenção - ressalta.
Viagem a convite da Audi