Discreto por fora, bem equipado, bom conjunto propulsor, o Versa surpreende pelo espaço. O motor 1.6 16 V flex com o câmbio XTronic, contínuo variável (CVT) puxa bem o sedã sem comprometer o consumo de combustível. Típico carro familiar, o Versa atende quem precisa de compacto para o uso diário e eventuais viagens com a família no final de semana que ofereça honesta relação custo/benefício. O Nissan Versa 1.6 16V Flex SL Unique custa R$ 67.990.
Os 111 cv e 15,1 kgfm de força (torque) do motor 1.6 puxam bem os 1.100 quilos do Versa. O câmbio CVT ajuda e o sedã roda bem na cidade e na estrada. Ágil nas ruas e avenidas, a suspensão absorve as irregularidades do pavimento e permite vencer distâncias com conforto e baixo nível de ruído. Retomadas rápidas, o condutor precisa se acostumar com o funcionamento do câmbio que acompanha o aumento de giros do motor. Na posição Low, a relação marchas é reduzida e atua mais o freio motor.
O 1.6 responde bem à pressão no acelerador. A direção elétrica progressiva é macia e precisa. Os freios ABS seguram o sedã. As curvas mais acentuadas, dentro do limite de velocidade, exigem a atenção do condutor que sente a falta dos controles de estabilidade e de tração.
O Versa 1.6 16V recebeu nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem do InMetro, com médias na cidade 12,4 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol) e na estrada de 14,8 km/l (gasolina e 10,2 km/l (etanol). Durante o test-drive, na cidade a média ficou entre 11,7 km/l e 13,1 km/l. Na estrada, na velocidade constante de 80 km/h, variou de 15,9 km/l a 17,6 km/h baixando para entre 14,6 km/l a 15,8 km/l a 110 km/h. Nos 700 quilômetros rodados a média geral foi de 13,8 km/l.
Interior silencioso, o acabamento em couro e plástico, tem detalhes em preto brilhante e cromados. Com 4,49 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,60, sobra espaço para o condutor e acompanhante da frente. O banco traseiro rebatível acomoda três adultos, com menor conforto para o passageiro do meio, que conta com cinto de três pontos mas sem o apoio de cabeça. De sobra, o amplo porta-malas com capacidade para 460 litros.
Bem equipado, o Versa conta com bancos em couro, volante multifuncional com regulagem de altura, ar-condicionado automático digital, comandos elétricos de vidros, travas das portas e retrovisores externos rebatíveis. Também com central multimídia de tela de 5,8 polegadas, navegação integrada por GPS, câmera de ré, rádio CD Player entradas auxiliar e USB e sistema Isofix.
O Versa tem um ótimo desempenho, bom de dirigir, ainda mais com o câmbio automático, destaca a jornalista Priscila Nunes que conduziu comigo o compacto Nissan.” Direção leve e bancos confortáveis, conta também com um espaço da parte interna que me agradou. Cabe um casal, ou a família inteira.
O amplo porta-malas foi um dos pontos que mais chamou a atenção da Priscila. Ela enfatiza que cabem diversos tipos de bagagem como compras do supermercado, do shopping e até mesmo as malas da família. “Com um visual externo mais discreto, possivelmente agradará os fãs de sedã.”
Conclusão: O Versa 1.6 Unique é típico carro familiar para quem precisa de um sedã compacto, espaço de médio, para o uso diário e eventuais viagens com a família no final de semana. Moderado no consumo de combustível, oferece honesta relação custo/benefício.