O novo Cruze 2017 ganhou espaço, conforto e sofisticação de modelos premium. Avançou na segurança, na tecnologia e na exclusividade mas o principal destaque ficou com o motor turbo1.4 turbo flex que valoriza a força, a potência e o desempenho com o menor consumo de combustível. Na segunda geração, produzido na Argentina, o Chevrolet sedã estilo cupê de quatro portas, ficou 100 quilos mais leve, o que melhorou a relação peso/potência. O modelo avaliado por mais de 900 quilômetros, o top LTZ, provou que a General Motors não exagerou quando destacou a proposta do novo Cruze de enfrentar concorrentes como o líder do segmento, o Toyota Corolla, ou premiuns como o Audi A3 Sedan. O Chevrolet Cruze 2017 LTZ custa R$ 104.450.
O visual acompanha a identidade da marca que valoriza a personalidade e a esportividade do modelo. Frente baixa, faróis e grade integrados, vincos no capô e nas laterais e acentuada linha curva do teto em direção ao porta-malas com tampa curta. Traseira alta, lanternas bipartidas que remetem ao Camaro, para-choque com vincos e defletores. No teto, o aerofólio integra a terceira luz de freio.
Os 150 cv e o torque de 24 mkgf (força) de do motor de quatro cilindros, bloco em alumínio, turbo flexivel e injeção direta de combustível quando abastecido com gasolina são bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades. A troca sequencial de marchas ajuda quem gosta de uma condução mais esportiva.
Agíl no trânsito urbano, o Cruze mostra a sua raça na estrada. Respostas rápidas ao acelerador com retomadas de velocidade que facilitam ultrapassagens seguras. A eficiência energética do conjunto garantiu bom consumo de combustível com médias que ficaram entre 9,7 km/l a 11,8 km/l na cidade acompanhando as condições de fluxo. Na estrada, variaram de 16,4 a 17,8 km/l rodando na velocidade constante de 80 km/h. Já a 110 km/h foram de 14,1 km/l a 15,8 km/l.
A recalibragem da suspensão ajudou enfrentar as deficiências das ruas e estradas brasileiras, melhorou o comportamento dinâmico, principalmente no piso irregular, lombadas ou conhecidos quebra-molas. A ultrapassagens suaves sem batida de fim de curso dos amortecedores. No asfalto, o sedã Chevrolet roda tranquilo. A suspensão macia mas firme garantiu perfeita estabilidade e ignorou curvas dentro dos limites de segurança. Em situações mais fortes, os controles eletrônicos de estabilidade e tração e sistemas semi-autônomo como o de saída involuntária de faixa, de alerta de colisão, e de ponto cego auxiliaram à condução. Tem ainda o sistema de estacionamento automático que facilitou entrar em vagas apertadas.
Com a nova plataforma, o entreixos passou para 2,70 metros e aumentou o espaço interno para os cinco ocupantes. O acabamento interno em material macio e o revestimento dos bancos em couro natural criaram um ambiente agradável. A tela de 4,2 polegadas entre os mostradores analógicos do quadro de instrumentos tem cinco modos de visualização e pode ser configurável de acordo com a preferência do condutor. Traz informações do veículo, pressão dos pneus, distância do carro da frente, sistemas de áudio, telefonia, navegação, entre outras. A nova geração do MyLink com tela de 8 polegadas, navegação em 3D e interatividade com os startphones dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
A ótima dirigibilidade do Cruze LTZ é completada pelo volante multifuncional, direção elétrica progressiva ajustável em altura e profundidade, airbags frontais e laterais, ar-condicionado digital, controlador eletrônico de velocidade, computador de bordo, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, partida sem chave, sistema de partida por controle remoto, sensor de chuva, computador de bordo com tela de alta definição colorida e cinco modos, iluminação diurna em LEDs, acendimento e regulagem automática dos faróis.
Conclusão: O Chevrolet Cruze LTZ 2017 oferece o conforto, a sofisticação e o desempenho de um modelo premium, atende quem busca um sedã de avançada tecnologia de segurança e espaço interno. Também valoriza a esportividade sem comprometer o consumo de combustível e com honesta relação custo/benefício.