* Publicado no blog Gilberto Leal em 27 de agosto de 2016
Com a expectativa criada nos últimos meses com o lançamento nos Estados Unidos e o pré-lançamento no final de julho do modelo produzido no país, o novo Civic chegou aos concessionários brasileiros nesta quinta-feira (25). Sua missão: retomar as vendas para o para o volume em torno de 3 mil unidades, o mesmo volume de 2015, e enfrentar principalmente o líder do seu segmento, o Toyota Corolla, quinto carro mais vendido no mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano. Com importantes aperfeiçoamentos incluindo o motor turbo 1.5 de 175 cv e câmbio CVT (contínuo variável) na versão Touring, os preços subiram de 3 16% a 33%. Na décima geração, o sedã médio japonês tem cinco opções com preços de R$ 87.900, no modelo de entrada Sport, a R$ 124.900, no topo de linha Touring.
Visual arrojado, novas plataforma e conjunto propulsor, mais tecnologia e maior em relação ao anterior, o Civic cresceu. Ganhou 11 centímetros no comprimento e agora tem 4,63 metros, cinco centímetros na largura que passou para 1,80 m, mas ficou 2,5 centímetros mais baixo, com 1,41 m. O entre eixos aumentou quatro centímetros e com 2,70 m melhorou o espaço interno para os ocupantes. O sedã também ficou mais 22 quilos mais leve e a rigidez torcional aumentou 25%. O porta-malas passou a levar 525 litros.
O motor 2.0 flex de até 155 cv, que equipava a geração anterior, no modelo 2017 atua em conjunto com o câmbio CVT (contínuo variável) nas versões EX, EXL. A Sport pode receber o câmbio manual de seis marchas. O novo propulsor 1.5 turbo a gasolina de 173 cv, que também atua com o câmbio CVT, é exclusivo da versão Touring.
Ar-condicionado digital, controlador eletrônico de velocidade, câmera de ré, sistema de som com entrada USB e conexão Bluetooth e freio de estacionamento eletrônico, entre outros itens, são de série em todas as versões. Também controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistemas de partida em aclives e de vetorização de torque, lanternas de LEDs e air bags frontais, laterais e do tipo cortina. Nas opções com câmbio CVT, a troca sequencial de marchas (o sistema simula sete) pode ser feitas por aletas atrás do volante.
VERSÕES E PREÇOS
Sport – MT R$ 87.900, CVT R$ 94.900
Valoriza o visual esportivo, grade exclusiva, rodas escurecidas de 17″ e sistema de som
EX – R$ 98.400
Grade frontal cromada, retrovisores rebatíveis, sistema de som com tela de 5 polegadas, velocímetro digital, bancos em couro e as rodas de 17 polegadas diamantadas.
EXL – R$ 105.900
Mais ar-condicionado automático digital de duas zonas, central multimídia com tela de 7 polegadas com navegação por GPS e interativa com smartphones Android Auto e Apple Car Play.
Touring – R$ 124.900
Banco do condutor com comandos elétricos, quadro de instrumentos analógico digital, sistema que projeta imagens de câmeras na tela central reduzindo os pontos cegos, partida por botão, chave por aproximação e teto solar.
VERSÃO PREÇO
Sport manual – R$ 87.900
Sport CVT – R$ 94.900
EX – R$ 98.400
EXL – R$ 105.900
Touring – R$ 124.900
Fonte: Honda Automóveis