* Publicado no blog Gilberto Leal em 20 de outubro de 2016
Guarujá (SP)
A segunda geração do Compass avança com a versão 2.0 Tigershark Flex equipada com o motor global da FCA – Fiat Chrysler Automobiles que foi modificado pela engenharia brasileira para ser flexível e consumir etanol, gasolina ou a combinação dos dois combustíveis em qualquer quantidade. O propulsor desenvolve até 166 cv e atua em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades e tração dianteira. No dia 5 de novembro, as 200 concessionárias Jeep do país começarão a venda oficial do Compassque na fase de pré-venda, já teve 500 unidades encomendadas até nesta segunda-feira. A previsão da FCA é de que as opções Flex terão mais de 60% da preferência do mercado. O Jeep Compass 2.0 Tigershark tem preços sugeridos na Sport de de R$ 99.990, Longitude de R$ 106.990 e Limited de R$ 124.990. A edição de lançamento Opening Edition, limitada a 500 unidades, sai por R$ 109.490.
Fabricado no México, o Tigershark 2.0 16V Flex desenvolve de 159 cv com gasolina a 166 cv apenas com etanol e torque (força) de 19,9 kgmf (gasolina) e 20,5 kgfm (etanol). O câmbio automático de seis velocidades permite a troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante – a partir da versão Longitude. Com ampla faixa de torque desde baixas rotações, o propulsor libera 86% de sua força total a partir dos 2.000 giros. O motor receber 20 modificações para o uso de 100% de etanol, incluindo novos materiais e o aumento da taxa de compressão 10,2:1 para 11,8:1. O Tigershark 2.0 Flex dispensa o uso do tanque auxiliar para partidas a frio com 100% de etanol. O propulsor tem durabilidade de pelo menos 240.000 km, seguindo as exigências do mercado norte-americano. O Compass Flex abastecido com gasolina faz 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Já com etanol, 5,5 km/l e 7,2 km/l e alcança as velocidades máximas de 188 km e 192 km respectivamente.
Todas as versões terão tela configurável de TFT no quadro de instrumentos com quase duas dezenas de informações do computador de bordo e de outros sistemas, como áudio, navegação GPS, telefonia e recursos de segurança. O sistema multimídia Uconnect com tela de toque, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB. A partir da versão Longitude, o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comandos de voz ainda mais avançados.
Entre os opcionais para as versões Sport e Longitude, e de série para Limited e Trailhawk, estão mais air bags laterais, de cortina e um para os joelhos do motorista. Também o controle de adaptativo de velocidade (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB) e aviso e prevenção de colisão frontal (FCWP), que engloba frenagem automática. Outro item de alta tecnologia é o sistema de estacionamento automático, o Park Assist, que opera em vagas paralelas e perpendiculares.
Versões e preços
Sport Flex - R$ 99.990
São de série direção elétrica, volante funcional, banco do motorista com comandos elétricos, ar-condicionado, central multimídia com tela de cinco polegadas e navegação, câmera de ré, controle eletrônico de velocidade, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade, entre outros itens. As rodas são de 17 polegadas.
Longitude Flex - R$ 106.990
Acrescenta ar-condicionado digital de duas zonas, acesso por aproximação, partida por botão, central multimídia de 8,4 polegadas e luz diurna de LED, ente outros, As rodas de 18 polegadas.
Longitude Diesel - R$ 132.990
Os mesmos itens da versão flex.
Limited Flex - R$ 124.990
Mais bancos e laterais das portas em couro, quadro de instrumentos personalizável, cinco airbags (laterais, de cortina e de joelho para motorista), detector de ponto cego, faróis de xenônio, sensores de luz e chuva.
Trailhawk Diesel - R$ 149.990
Acrescenta ainda ganchos de fixação de cargas no porta-malas, ganchos de reboque, protetores de cárter, transmissão e tanque e suspensão elevada.
Viagem a convite da FCA