O novo SUV produzido pela Citröen no Brasil teve suas primeiras imagens divulgadas. O C4 Cactus, que será fabricado na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, não terá muitas diferenças em relação ao modelo europeu. O utilitário nacional conserva até mesmo os airbumps, proteções infladas nas portas tradicionais no design do velho continente.
Pelas imagens, ficam perceptíveis as portas traseiras com vidros diferentes, deslizantes convencionais e não basculantes assim como adotado lá fora. As maçanetas também parecem diferentes. Pontos como o rack no teto deixam claro que o Cactus nacional terá aspiração mais aventureira que na Europa, onde o crossover reestilizado substituiu o C4 hatch convencional. Teto e retrovisores pintados de branco indicam que a personalização será um dos chamarizes do modelo.
Interior simplificado e motor flex
O interior do carro ainda não foi divulgado, mas será simplificado em relação ao modelo estrangeiro. Soluções como o airbag montado junto ao para-brisa e o próprio desenho ousado demais da cabine ficariam caros para serem aplicados por aqui. A cabine terá muitas peças em comum com a dupla C3 e Aircross, com a qual o Cactus compartilha a plataforma. Contudo, haverá elementos próprios, como o volante, e outros vindos do sedã médio C4 Lounge, casos da alavanca do câmbio e do painel digital.
O crossover compacto terá motor 1.6 THP turbo flex e câmbio automático de seis marchas, o mesmo conjunto que equipa outros carros do grupo PSA Peugeot Citroën. A produção em Porto Real está confirmada para o segundo semestre, mas ainda sem data marcada. A expectativa é de que o modelo estreie entre setembro e outubro, pouco antes da abertura do Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre em novembro.