A Toyota realiza uma campanha preventiva de chamamento de 53.635 veículos do modelo Corolla e 65.963 do modelo Corolla GLi 1.8 automático CVT. Os automóveis apresentam defeitos que podem gerar riscos aos condutores.
Os proprietários devem entrar em contato com a rede de concessionárias autorizadas para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível neste site.
Modelos, defeitos e riscos apresentados
Modelo: Corolla
Data de fabricação: de 7 de janeiro de 2013 a 20 de dezembro de 2013
Defeito apresentado: no decorrer de uma investigação realizada pelo fornecedor, no Japão, na peça denominada deflagrador, que integra o sistema de air bag do passageiro do veículo, constatou-se a degradação do componente após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade. Esses fatos tornam o deflagrador mais suscetível a romper-se inadequadamente no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de fragmentos de metal da carcaça desse deflagrador juntamente com a bolsa, causando lesões físicas graves, ou até fatais, ao passageiro e aos demais ocupantes do veículo.
Riscos e implicações: danos materiais e lesões físicas graves, ou até fatais, ao passageiro e aos demais ocupantes do veículo no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da bolsa do air bag.
Medidas corretivas: a substituição do deflagrador da bolsa do air bag do lado do passageiro acontecerá em uma única etapa com início em 4 de abril de 2018.
Modelo: Corolla GLi 1.8 automático CVT
Data de fabricação: de 31 de outubro de 2013 a 11 de agosto de 2017
Defeito apresentado: devido à programação incorreta da Unidade de Controle Eletrônico (ECU), que controla a Transmissão CVT, existe a possibilidade de ocorrer o mau funcionamento da válvula solenoide da CVT. A Unidade de Controle Eletrônico (ECU) da CVT poderá detectar uma diferença de informação (comandada versus real), resultando no aparecimento de uma luz de advertência no painel de instrumentos e na limitação da velocidade do veículo em até 60 km/h.
Riscos e implicações: poderá ocorrer a redução de velocidade de condução limitada a 60 km/h. Não há risco de danos materiais nem pessoais aos ocupantes do veículo ou a terceiros.
Medidas corretivas: a campanha será realizada em etapa única e terá início em 16 de abril de 2018 para realizar a reprogramação da Unidade de Controle Eletrônico (ECU) da Transmissão CVT e, caso necessário, efetuar o reparo da Transmissão CVT.