A Mercedes-Benz revelou o novo Classe A, quarta geração do hatch mais “popular” da marca. Chama a atenção o visual renovado e ousado. O novo modelo é menos hatch e mais perua, com entre eixos esticado e porta-malas ampliado. O Classe A também é o primeiro automóvel da consagrada montadora alemã a receber a nova interface multimídia MBUX, que usa inteligência artificial para tornar a interface entre homem e máquina mais amigável.
Debaixo do capô, as novidades podem não empolgar. O novo motor é um 1.4 turbo de quatro cilindros desenvolvido em parceria com a Renault e a suspensão traseira por eixo de torção nas versões mais simples. São 163 cv de potência, superando os 156 cv produzidos pelo 1.6 atual. O conjunto conta, nas versões com câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, com desligamento automático de dois cilindros para reduzir o consumo de combustível .
O interior é uma releitura do cada vez mais comum conjunto composto por duas telas de LCD fixadas verticalmente no painel. Em todos os Classe A o quadro de instrumentos será digital, variando de 7″ a 10,25 polegadas, de acordo com a versão. E a tela central, finalmente, passou a ser sensível ao toque.
Entre a longa lista de equipamentos disponíveis há controlador de velocidade adaptativo com assistente de tráfego e troca de faixas, faróis em LEDs adaptativos, câmeras com visão de 360º e sistema de estacionamento automático. O pacote de segurança inclui, em todas as versões, sete airbags, frenagem autônoma de emergência e capô pirotécnico – o veículo, ao detectar um atropelamento, ergue a peça em até 8 cm para aumentar a zona de deformação entre o pedestre e o motor.
O novo Mercedes Classe A começará a ser vendido na Europa em março. A expectativa é que o modelo apareça no Salão do Automóvel de São Paulo e seja lançado no Brasil entre o final de 2018 e início de 2019.