O lançamento do Volkswagen Virtus já estava confirmado para janeiro de 2018 no Brasil, mas os detalhes de seu visual ainda não haviam sido revelados oficialmente. Nesta quinta-feira (16), a marca fez a estreia mundial da novidade. Bastante semelhante ao Polo – hatch que foi lançado no país em sua sexta geração no último mês de setembro – o Virtus será um pouco maior que o Voyage e se posicionará em uma faixa de preço abaixo do Jetta, sedã de luxo da marca.
A previsão é que a nova versão do sedã chegue às lojas em quatro versões, a exemplo do Polo, e custe entre R$ 65 mil e R$ 87 mil, dependendo do pacote de acessórios. O Virtus será fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com a dianteira seguindo a linha já vista no Polo. Para receber os três volumes, muda apenas a parte traseira. Segundo a marca, ele foi desenvolvido no Brasil e pensado para o público da América Latina. Sua produção será de 800 mil unidades ao ano, ao menos inicialmente.
Estarão disponíveis versões com os motores 1.6 MSI e câmbio manual de cinco marchas ou 1.0 TSI com o automático de seis velocidades - diferente do hatch, não haverá versão de entrada com o 1.0 MPI aspirado. Segundo a fabricante alemã, com esse motor o Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km/h com etanol.
Seu porta-malas tem capacidade para 521 litros, com entre-eixos de 2,65 metros - são 8,5 cm a mais do que no Polo. As demais dimensões são: 1,46 m de altura e 1,75 m de largura. A Volkswagen ainda não revelou os preços.