Uma tecnologia desenvolvida 100% no Brasil, a UDura, está revolucionando o mercado de blindagens. Seu processo de fabricação utiliza materiais compósitos não-tecidos, o que garante alta performance balística e maior leveza da blindagem em relação aos concorrentes. A novidade já chegou à Porto Alegre e pode ser encontrada na Piquet Blindagens Especiais, localizada na Avenida Brasil 808, bairro Navegantes.
O composto UDura traz melhor dirigibilidade, menor desgaste de freio e suspensão, além de reduzir consumo de combustível e pneu. O produto é nove vezes mais resistente e oferece 10 anos de garantia aos usuários, o dobro de seus concorrentes de mercado
A tecnologia foi desenvolvida pela SER Company, empresa pioneira em blindagem automotiva no Brasil. A expectativa é que seja a principal inovação adotada pelas blindadoras nas próximas décadas, substituindo o modelo convencional, que utiliza aço inoxidável em algumas partes do carro. O peso dos veículos pode ser reduzido em média de 50kg a 80kg quando se utiliza esse tipo de blindagem, dependendo do tipo de automóvel.
O produto também é nove vezes mais resistente que os outros materiais disponíveis no mercado no que diz respeito à propriedade mecânica do material, e 20% mais leve que o tecido entrelaçado de aramida - no caso do aço inoxidável, que costuma ser utilizado em colunas, maçanetas e contornos de lataria nas blindagens convencionais, a redução de peso oferecida pelo composto nestas áreas chega a 80%. Outro diferencial do UDura em relação às blindagens convencionais é o prazo de 10 anos de garantia, o dobro de seus concorrentes.
MAIS SEGURO
Em vez da manta balística convencional, a blindagem UDura utiliza um composto não-tecido fabricado a partir da tecnologia unidirecional, por meio de um processo de fusão de componentes em alta temperatura. Esse compósito não-tecido dissipa melhor a energia no momento do impacto balístico, garantindo a máxima proteção e performance superior quando comparada aos outros materiais do mercado. Isso se traduz em mais segurança, longevidade e leveza ao veículo blindado.
O composto é aplicado por meio de peças autoencaixáveis, a partir de moldes em 3D projetados para cada tipo de veículo, e por meio de um processo de manuseio inovador, que foi desenvolvido para garantir uma instalação à prova de erro, trazendo ainda mais confiabilidade ao consumidor. O nível de proteção do UDura é o III-A, máximo permitido por lei para uso civil no Brasil. O produto é homologado pelo Exército Brasileiro.
O diretor comercial da SER Company, Fábio Santos, destaca que o Brasil é o principal mercado de blindagem do mundo. Segundo ele, o interesse dos brasileiros pela blindagem motiva o investimento no desenvolvimento de novas tecnologias. Santos sugere que as pessoas façam um test drive em um carro blindado com o compósito UDura antes de fechar um negócio.
– A melhor maneira de tomar uma decisão é comparar os produtos que existem no mercado. Neste caso, a experiência proporcionada pelo UDura é superior à de seus concorrentes - conclui.