A nova geração do Volkswagen Polo deve chegar ao Brasil entre novembro e dezembro desse ano. O modelo, que utilizará uma série de tecnologias do Golf, visualmente será parecido com o Passat hatch. Seu motor será 1.0 TSI de 128 cv com câmbio automático Tiptronic de seis marchas, suas lanternas são definitivas e, pelo menos nesta versão, não possuem iluminação de led. O novo Polo nacional não será igual ao europeu.
Por aqui, ele terá a suspensão elevada em 2 cm e a barra estabilizadora dianteira será mais robusta, com 2 cm de diâmetro. Todos as versões terão direção elétrica, sistema Isofix, suporte de celular no painel, bancos traseiros bipartidos, volante com ajuste em altura e profundidade e o sistema M-ABS, que controla a tração que atua no motor para reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração. Já o controle de estabilidade será item de série apenas no Polo com motor TSI. Freios a disco nas quatro rodas também serão exclusivos do TSI.
NOVAS TECNOLOGIAS
Boa parte das novas tecnologias do Polo estão vinculadas à plataforma modular MQB-A0, que facilita o compartilhamento de peças, componentes eletrônicos e sistemas eletrônicos até então restritos a segmentos superiores. Ela também padroniza o processo de montagem entre os modelos.
A MQB-A0 é uma variante da plataforma modular MQB que se destina a veículos compactos. Lá fora ela também deu origem aos novos Seat Ibiza e Arona. No Brasil, dará origem a outros três modelos: o sedã premium Virtus, um SUV compacto do porte do Jeep Renegade e uma picape que concorrerá com a Fiat Toro e a Renault Oroch.