Os compactos 208 e 2008 da Peugeot não contam mais com o câmbio automático de quatro marchas, agora a nova transmissão é de seis marchas, troca que o modelo C3 da Citroën já tinha feito, com sucesso, há meses atrás.Na linha 2018, os dois modelos da francesa Peugeot passam a ter o câmbio de seis velocidades da Aisin quando equipados com motor 1.6, exceto a versão Sport do hatch, que possui transmissão manual de cinco marchas. São quatro funções diferentes de funcionamento: Drive, Eco, Sport e manual. Para o último, deixam de existir as letras atrás do volante e as trocas passam a ser feitas na própria alavanca.
SUAVIDADE
O motor também recebeu as mesmas alterações promovidas no C3, com redução de potência, mas ganho de torque em rotações mais baixas e maior suavidade. Antes, o 1.6 Flex rendia 122 cv com etanol e 115 com gasolina. Agora, com etanol, ele tem 118 cv, enquanto o número com gasolina permanece o mesmo. As configurações com propulsor 1.2 e câmbio manual não mudam.Além das novidades mecânicas, o 208 e o 2008 adotaram uma nova central multimídia (também já inserida nos novos C3 e Aircross) com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay para integração com smartphones.
Duas outras mudanças eram aguardadas, mas não vieram na versão 2018. A primeira era a reestilização europeia do 2008, que deu ares mais agressivos ao SUV com grade maior e faróis escurecidos. A segunda era a introdução do câmbio automático na versão topo de linha Griffe com motor 1.6 THP turbo de 173 cv, hoje oferecida apenas com transmissão manual de seis marchas.