A VW acaba de lançar o T-Roc, seu primeiro SUV compacto. O modelo adota a plataforma modular MQB e terá opção de motor 1.0, câmbio manual e suspensão traseira por eixo de torção para disputar o segmento abaixo do Tiguan. Será fabricado no Paraná, em São José dos Pinhais, onde já são produzidos outros dois modelos com a mesma plataforma, o Golf e o A3 Sedã.
O SUV será disponibilizado com três opções de motor a diesel e três a gasolina, todos turbo: o 1.0 três cilindros de 115 cv (usado por aqui no Up! e no Golf), o 1.5 de 150 cv (que pode estrear no Brasil com o Golf reestilizado) e o 2.0 de 190 cv usado no Audi A4. A marca revelou que, por enquanto, o câmbio poderá ser manual de seis marchas ou robotizado de dupla embreagem e sete marchas, com opção de tração dianteira ou integral.
EXCLUSIVIDADES
A tampa do porta-malas do SUV será cortada por vincos e inclui lanterna bipartida e a dianteira adota uma luz diurna que contorna as falsas entradas de ar do para-choque. Seu interior tem peças pintadas na cor da carroceria, como no Up!, e seu teto poderá ser bicolor. Você também pode optar por um teto-solar elétrico. Opcionalmente, o quadro de instrumentos poderá ser digital, assim como o novo sistema multimídia com tela de 8 polegadas. Ambos os sistemas são iguais aos que vão estrear no novo Polo nacional.
Dependendo do tipo de tração, a suspensão traseira do SUV poderá ser por eixo de torção ou multibraço. Amortecedores ajustáveis serão oferecidos como opcionais e também alguns equipamentos, como controlador de velocidade adaptativo, leitor de placas e assistente de farol alto. A Volkswagen reserva, para o Brasil, pacotes de acabamento e mecânicos superiores, visando ganhar a clientela do Jeep Compass e do Honda HR-V.O T-Roc está, pelo menos nas medidas, bem próximo do Golf, apesar do entre-eixos ser menor.
Nos principais mercados, ele terá ESC e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres de série. No Brasil, o SUV será o segundo de uma ofensiva tripla da marca no segmento. Ele chegará no ano que vem, após o Tiguan Allspace e por último virá o T-Cross.